fbpx

Até tu, Angry Birds?

Print Friendly, PDF & Email

MARY THEROUX*

angry_birds_Independent_InstituteFoi só você pensar que estava tranquilo agora para dar uma relaxada e se divertir um pouco, que aí descobre que a NSA está rastreando você até mesmo pelo Angry Birds:

A Agência de Segurança Nacional pôs na sua mira jogos sociais populares instalados em smartphones como o “Candy Crush” e o “Angry Birds” para furtar informações pessoais, incluindo números de telefone, e-mails e códigos que identificam o dispositivo do usuário, de acordo com documentos vazados por Edward Snowden, ex-contratado da NSA.

A Apple e outras empresas fizeram uma grande demonstração pública de oposição ao acesso da NSA às informações de seus clientes, movendo ação judicial para poder divulgar publicamente a emissão de ordens de segurança nacional das agências de vigilância para elas.

Mas como revelações subsequentes mostram, a divulgação de “pedidos” de informações através dos “canais” não tem importância alguma.

Por exemplo, um comunicado recente da Apple revela que a Apple recebeu entre zero e 249 ordens de segurança nacional entre 1º de Janeiro e 30 de junho de 2013, afetando entre zero e 249 contas – que significa, exatamente o quê?

Na verdade, como o uso do Angry Birds mostra, a NSA não precisa se preocupar com esses procedimentos desagradáveis como a emissão de ordens de segurança nacional – ela simplesmente hackeia à vontade: “A NSA supostamente tem acesso total ao iPhone da Apple“:

Claro, a Apple não é a única fabricante de smartphones que estão na mira da NSA. Segundo o Der Spiegel, o Android e até mesmo o Blackberry têm sido crackeados pela agência, embora talvez não tão intensamente.

Com todos os aspectos de suas atividades diárias capturados e armazenados infinitamente em instalações do governo, é mais seguro simplesmente assumir: tudo o que você disser, jogar, fizer, ou pensar poderá ser e será usado contra você, quando convier ao governo.

4ª Emenda, alguém se lembra?

‘O direito das pessoas à inviolabilidade de suas pessoas, casas, papéis e efeitos contra buscas e apreensões desarrazoadas não deve ser violado, e nenhum mandado de prisão será expedido, a não ser em razão de causa provável, apoiada por Juramento ou afirmação, e particularmente descrevendo o lugar a ser revistado e as pessoas ou coisas a serem apreendidas.’ (N.T.)

 

* VICE-PRESIDENTE SÊNIOR do INDEPENDENT INSTITUTE. Artigo publicado no blog The Beacon.

 

FONTE DA IMAGEM: THE INDEPENDENT INSTITUTE. REPRODUÇÃO MODIFICADA DO ANGRY BIRDS

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Ligia Filgueiras

Ligia Filgueiras

Jornalista, Bacharel em Publicidade e Propaganda (UFRJ). Colaboradora do IL desde 1991, atuando em fundraising, marketing, edição de newsletters, do primeiro site e primeiros blogs do IL. Tradutora do IL.

Pular para o conteúdo