fbpx

Até quando vamos continuar passivos quanto ao rombo da previdência?

Print Friendly, PDF & Email

*BERNARDO SANTORO

Ontem o Fantástico noticiou mais um rombo milionário nas contas da previdência social brasileira por conta de fraudes. Segue o texto principal, com comentários a seguir:

Segundo a Polícia Federal, trata-se de um esquema de corrupção com um objetivo definido: conceder auxílios-doença pra quem estava muito bem de saúde. Em troca de propina, peritos e funcionários do INSS liberavam o benefício. A Polícia Federal acusa 169 pessoas, incluindo Andrei, de se beneficiarem de uma fraude milionária contra a Previdência Social.

“O rombo até agora é em torno de R$ 2 milhões a R$ 5 milhões”, revela o delegado da Polícia Federal Ulisses Francisco Mendes.

Nesta reportagem, o Fantástico também mostra a dificuldade enfrentada por gente que tenta, honestamente, conseguir auxílio-doença: “A gente se sente humilhada. Um ano e meio atrás, um médico-perito mandou eu levantar e andar”, conta a dona de casa Ana Lúcia Silva.

Tem direito ao benefício quem contribuiu mais de um ano com a Previdência e está impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias. A pessoa passa por um perito. O auxílio é cancelado quando ela se recupera. Mais de um milhão e meio de pessoas recebem o auxílio-doença no Brasil. Já o número de pedidos negados este ano passa de um milhão.

Voltando…

A verdade é que o próprio instituto da Previdência Social já é uma fraude em si, pois o dinheiro sequestrado pelo governo para essa finalidade vai para as despesas correntes atuais. Não há uma poupança para auferimento desse dinheiro no futuro. E se o sistema é baseado em uso do dinheiro de jovens pros idosos de hoje para que os idosos de amanhã sejam sustentados pelos jovens de amanhã, no momento em que chegarmos a ter uma quantidade de idosos grande o suficiente para que os jovens não consigam sustentá-los, teremos uma catástrofe fiscal.

E como é sabido, é exatamente isso que está acontecendo, pois a sociedade brasileira está cada vez mais envelhecida. Ou se muda o sistema fraudulento atual, organizado por um estado que é notoriamente um péssimo empresário, ou a bomba-relógio armada vai explodir.

Se isso acontecer, esse desvio de alguns milhões de reais vai parecer um delito leve perto da hecatombe de idosos brasileiros.

Para mais esclarecimentos sobre o tema, convido o leitor a acessar meu artigo mais aprofundado sobre o tema aqui.

*DIRETOR DO INSTITUTO LIBERAL

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo