fbpx

As FARC e os sequestros

Print Friendly, PDF & Email

 

ARTHUR CHAGAS DINIZ*

 

As FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram que vão suspender o cativeiro a que vêm submetendo militares e policiais. E mais: que não vão mais sequestrá-los.

Alguns dos reféns já estão em cativeiro há mais de 10 (dez) anos e quem leu o livro da senadora Ingrid Betancourt sabe os enormes sacrifícios e dor a que são submetidos os presos sequestrados. Sacrifícios físicos e morais.

A decisão das FARC não significa seu abandono de práticas criminosas. Mesmo não conhecendo a divisão das origens de seus recursos (resgate e tráfico de drogas) ainda não se sabe se a desistência de sequestrar militares vai se estender a reféns civis.

Os bandoleiros contam com a ajuda brasileira para transportar os militares e policiais que vão devolver à sociedade colombiana. É natural que assim o façam. Muito antes de angariarem “prestígio” internacional como bandidos e seqüestradores, as FARC já eram reconhecidas pelo PT como insurgentes e representantes da Colômbia nos diversos “Foro de São Paulo”, como se dignitários daquela nação fossem.

O Brasil, igualmente, abriga alguns auto-exilados colombianos, ex-soldados das FARC, a quem abriga e alimenta. Um militante das FARC seria, no fundo, a realização de um petista, caso não tivessem os petistas conquistado o poder através das eleições de Lulla e, posteriormente, Dilma Rousseff.

 

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo