fbpx

Aniversários da Petrobras serão sempre felizes enquanto houver monopólio

Print Friendly, PDF & Email

BERNARDO SANTORO*

A Petrobras fez 60 anos e ganhou de presente um rebaixamento da nota da sua dívida pela agência de risco Moody’s, uma das maiores do ramo. A classificadora argumenta que a Petrobras se alavanca muito mais que as demais empresas do ramo.

Bem, além disso, podemos falar também nos salários acima da média de mercado, compras superfaturadas de usinas, desvio de dinheiro pro PMDB, aparelhamento do Conselho de Administração, danos ambientais, investimento em projetos culturais duvidosos, gastos de meio bilhão em propaganda, e por aí vai.

A Petrobras hoje é a grande farra política nacional.

Eu estou particularmente chateado com isso porque eu materializei em mim hoje o velho adágio “O Petróleo é Nosso!”, já que eu fui em um posto de gasolina e completei o tanque. Descobri o petróleo se torna meu por R$ 130,00 (cento e trinta reais).

Toda a farra de políticos com dinheiro da Petrobras só é possível devido a intensa intervenção governamental no setor, com seu regime de partilha e ANP entregando toda a exploração do produto para um empresa que possui os piores incentivos possíveis para funcionar.

Precisamos com urgência quebrar esse monopólio estatal. Monopólio só é bom para o produtor, nunca para consumidores como eu e você.

*DIRETOR DO INSTITUTO LIBERAL

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo