fbpx

A falsa promessa da energia verde

Print Friendly, PDF & Email

CATO INSTITUTE*

A energia verde – ou energia ecológica – promete um futuro radiante: mais empregos em um ambiente mais limpo. Iremos usufruir de uma nova economia movida a eletricidade limpa, com menos poluição e, é claro, a gratidão das gerações futuras. Só há um problema: a falta de provas confiáveis de que qualquer uma dessas condições possa ocorrer.

'The False Promise of Green Energy'A falsa promessa da energia verde [The False Promise of Green Energy] avalia crítica e realisticamente os argumentos dos proponentes da energia-verde e dos empregos-verdes que argumentam que podemos melhorar o desempenho econômico e obter melhor meio ambiente, quase sem risco algum, gastando centenas de bilhões de dólares dos contribuintes em troca de promessas falsas ou altamente especulativas. O livro examina as alegações dos proponentes da energia-verde, inclusive afirmativas sobre quanto a energia verde irá revitalizar o mercado de trabalho, produzir novas formas de transporte limpo e melhorar a saúde e a segurança ambiental, a eficiência energética e muito mais. Os autores exploram as políticas subjacentes e a esperteza que estão por trás do pano.

Os proponentes da energia verde são uma enorme e barulhenta aliança de interesses especiais – empresas, políticos e ambientalistas – que encontraram uma causa em comum para demandar enormes subsídios dos contribuintes para um leque de programas sob a rubrica de ‘empregos verdes’. Descrita de modo detalhado neste livro convincente, a pauta fundamental – e seu impacto se aplicada – é muito mais ampla e muito mais insidiosa do que se tem conhecimento. O movimento pró energia-verde propõe a reestruturação da economia mundial e da organização social fundamentada em mitos sobre previsões, tecnologias e economia.

The False Promise of Green Energy ilustra a irresponsabilidade de se tentar transformar a sociedade moderna usando-se dinheiro emprestado, ilusão e má economia. Mostra como os programas de controle hierarquizado oferecidos pelos defensores da energia-verde e dos empregos-verdes têm pouca probabilidade de obter resultados positivos em comparação com as forças da concorrência que continuarão a prover qualidade ambiental e eficiência energética cada vez maiores.

Sobre os autores:

Andrew P. Morriss é catedrático de Direito da Universidade do Alabama.

William T. Bogart é presidente do Maryville College e foi membro da Faculdade de Economia da Case Western University.

Roger E. Meiners é Professor Emérito de Economia e Direito da Universidade do Texas em Arlington.

Andrew Dorchak é Chefe de Referência da Biblioteca de Direito Juiz Ben C. Green, da Escola de Direito da Case Western University.

[Se você é amigo/a do Cato, ganha 25% de desconto ao encomendar o livro usando o código “FALSEPROMISE”. A loja do CATO fica em www.cato.org/store ou pelo telefone (800) 767-1241 com o DDI dos EUA.]

HARDBACK: $24.95 Sale Price: $18.71

E-BOOK: $14.00 Sale Price: $10.50


* O CATO Institute apoia o VIII Prêmio Donald Stewart Jr. através do OrdemLivre.org

TRADUÇÃO: LIGIA FILGUEIRAS

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo