fbpx

A fábula é conhecida

Print Friendly, PDF & Email

ARTHUR CHAGAS DINIZ *

Roberto Campos
Roberto Campos

O ministro Roberto Campos, com quem tive a honra e o privilégio de trabalhar, alertava sempre os mais açodados defensores de determinadas ideias, repetindo o ditado: É impossível botar o gato na cozinha para que ele coma o rato sem que ele beba o leite.

Esta lembrança me ocorre agora, no mesmo momento em que Dilma Rousseff, justamente agoniada com a paralisação dos investimentos em obras públicas no País, quer acelerar o progresso das concessões de rodovias e ferrovias. Ela quer que os potenciais investidores esqueçam a instabilidade monetária e aceitem limites de tarifas e pedágios, insuficientes para aceitar o risco. Os concessionários teriam que aceitar um teto para tarifa de pedágio e, ao mesmo tempo, o investimento imediato em obras de duplicação.

No ambiente atual, a inflação não é um fantasma longínquo, é uma realidade palpável. Tentando domesticar os instintos do gato – a busca da lucratividade – não vamos dizimar os ratos, ou seja, ou se aceita tarifa variável com a inflação ou os ratos (as estradas inacabadas) vão continuar na cozinha.

 

* PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL

 

FONTE DA IMAGEM: dec.ufcg.edu.br/biografias
LINKS ATRIBUÍDOS PELA EDITORIA

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo