fbpx

A conta petróleo está de volta!!!

Print Friendly, PDF & Email

ADOLFO SACHSIDA *

A conta Petróleo foi um verdadeiro pesadelo para o Brasil. Saldá-la custou caro, além disso, gerou incentivos errados para a sociedade brasileira. Aos que não sabem, a conta petróleo era uma conta onde o governo equalizava o preço do combustível vendido internamente com o preço externo. Na ânsia de controlar a inflação, com um mecanismo de controle direto de preços, o governo mantinha artificialmente baixo o preço da gasolina. Para evitar prejuízos à Petrobras o governo então repassava a diferença de preços para a estatal, o nome dessa conta era conta petróleo.

Não existe um único economista não exótico que hoje defenda a ideia da conta petróleo. Adivinhem o que o governo brasileiro faz???? Recria, na prática, a conta petróleo. Ao manter o preço dos combustíveis inalterados, para combater a inflação, na prática o governo revive a conta petróleo.

Não existe um único economista não exótico que hoje defenda o controle de preços como política válida de controle da inflação. Adivinhem o que o governo brasileiro faz??? Recria, na prática, o controle de preços para controlar a inflação. Inflação se combate com política monetária restritiva, mas isso parece detalhe ao governo.

Soa escandalosa a matéria do jornal VALOR Econômico: “O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, será consultado e poderá dar a palavra final sobre o reajuste da gasolina e do diesel reivindicado pela Petrobras. O aumento dos derivados só deve ser aprovado se couber no orçamento de inflação deste ou do próximo ano, disse uma fonte qualificada do Palácio do Planalto“. Notaram??? Desde quando o presidente do BACEN tem que opinar sobre reajuste de preços??? É impressionante o nível de ruindade, de burrice, de despreparo. Estão tentando controlar a inflação congelando preços!!!!! Isso já deu errado antes, isso já se transformou numa catástrofe antes, por que o governo insiste num erro primário???

Tivesse o presidente do BACEN o mínimo do que se espera de alguém que ocupe tal cargo, e ele IMEDIATAMENTE responderia que não é sua função opinar sobre reajuste de preços!!!!! Reajuste de preços é política interna de cada empresa, e ao BACEN cabe o gerenciamento da política monetária!!!! Política monetária não passa por controle de preços, política monetária não congela preços e não opina sobre reajuste de preços de combustível.

Dizia-se que à mulher de César não bastava ser honesta, ela deveria parecer honesta. Hoje o contrário vale para a equipe econômica do governo. Não basta essa equipe econômica ser a pior de todos os tempos, ela faz questão de mostrar que realmente é a pior.

* ECONOMISTA NO IPEA

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo