fbpx

A absurda “contabilidade criativa” para não pagar as dívidas estatais

Print Friendly, PDF & Email

O calote chegou – e desta vez é no Brasil. Desaparecido destas terras tupiniquins desde 1990, quando Fernando Collor declarou a última moratória da dívida, ele parecia ser apenas um fantasma do passado, ou um mero amante de churrasco, uma vez que vive perambulando as terras argentinas.

Entretanto, para cumprir requisitos eleitorais, Paulo Guedes promete aplicar contabilidade criativa para dar uma nova roupa ao calote clássico ao tentar aprovar uma PEC que altera todas as regras para o parcelamento de precatórios, as dívidas que o Estado brasileiro contrai com seus cidadãos por decisão judicial.

O objetivo não poderia deixar de ser o mais eleitoreiro possível: a criação de um novo programa, maior que o Bolsa Família, com finalidade de visar às eleições de 2022. A matemática desta contabilidade criativa é fácil: você deixa aqueles que esperam receber dinheiro esperando recebê-lo na próxima década, onde você provavelmente nem estará no cargo de ministro, e tenta garantir uma eleição para um mandato que durará apenas mais quatro anos.

Ônus? Nenhum, afinal você, com seu dinheiro, pode simplesmente voar do país posteriormente e abandonar seus compatriotas em crise econômica atolados em mais uma década perdida, mas poderá depois ficar andando bufão falando “Eu fui o responsável pelo Renda Brasil/Bolsa Família turbinado/Auxílio Verde e Amarelo ou seja lá qual for o nome esdrúxulo sem criatividade que o governo adora criar sobre programas apenas para dizer que é dele”.

A cada dia que passa, vão ficando as lições para todos. A maior delas é que fazer aulas com Milton Friedman não garante a formação de um liberal chicaguista, mas sim entender e aplicar as ideias de Milton Friedman.

*Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo