fbpx

Og F. Leme

Print Friendly, PDF & Email

Autores Liberais – Og F. Leme: 04/08/1922 – 06/01/2004

Og_F_Leme

REFERÊNCIA DO PENSAMENTO LIBERAL NO BRASIL

Consultor do IL por longos anos, nele Donald Stewart encontrou o lastro intelectual em que apoiaria o Instituto. Formado em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, fez o doutorado em Economia na Universidade de Chicago. Lá, foi aluno de Milton Friedman, Frank Knight, Gregg Lewis, George Stigler, entre outros notáveis do notável centro acadêmico. Fez laços de amizade e de intercâmbio intelectual que duraram até seu desenlace (ou de seus amigos).

FORMAÇÃO E HISTÓRICO PROFISSIONAL

Formado em Ciências Sociais (Escola de Sociologia e Política de São Paulo), Direito (Universidade de São Paulo) e Economia (The University of Chicago). Fez pós-graduação em Sociologia e Antropologia Social. Foi professor universitário de Economia na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, na Fundação Getulio Vargas e no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi professor de Pensamento Social na Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro, diretor do Departamento Econômico da Federação do Comércio de São Paulo e, durante seis anos, trabalhou como economista da ONU. Criou e dirigiu durante aproximadamente seis anos o Centro de Treinamento e Pesquisa para o Desenvolvimento Econômico do Ministério do Planejamento. Participou da Assessoria Econômica do Ministro Roberto Campos durante a gestão do Presidente Castello Branco. Durante dezoito anos exerceu funções de diretor em três importantes grupos empresariais brasileiros.

A convite de Donald Stewart, tornou-se membro do corpo técnico do Instituto Liberal do Rio de Janeiro logo em sua fundação. Foi diretor dos Colóquios do Liberty Fund no Brasil.

LEGADO

Idéias – quando fundamentadas na atitude de busca da verdade – têm boas conseqüências.

É autor de vários artigos e dos livros A ordem econômica e Entre os cupins e os homens. Autor de centenas de artigos, era editor da newsletter IL Notícias e participou da elaboração da série Políticas Alternativas, Ensaios & Artigos, Países, NOTAS, entre outras produções do IL.

Além da contribuição intelectual, Og Leme foi responsável pela difusão das idéias liberais no Brasil nos principais centros acadêmicos, entre empresários, juristas, economistas, militares e, inclusive, no Clero brasileiro. Nos debates de que participava – com destaque para o Fórum da Liberdade, organizado pelo IEE – sua confiante argumentação desarmava seus opositores, ainda que “com extremo cavalheirismo”. Era muito procurado pelos jovens por sua maneira atenciosa e didática de trocar idéias.

“Sempre me recordarei de como ele me recebeu com afeto e paciência no IL, inclusive emprestando-me livros de sua biblioteca pessoal.” __ Pedro Mayall Guilayn (Alceu Garcia)

“Aprendemos a admirá-lo pela sua erudição, inteligência, coerência de pensamento e visão clara do ideário liberal do qual foi incansável propagador e estudioso. __ Aloisio Garcia IL/MG”

“Foi um amigo daqueles que freqüentam nossas vidas para trocar impressões, dar conselhos e ouvir atentamente nossas experiências. __ Alberto Oliva

ARTIGOS PUBLICADOS:

Liberdade e Prosperidade, revista Banco de Idéias nº2 do IL.

Reformas Constitucionais

Liberalismo

Desenvolvimento Econômico

Liberalismo, social-democracia e socialismo

Introdução ao Liberalismo

A hora e a vez de Costa Rica

Neoliberalismo

Mercado ou Política?

Liberdade econômica e prosperidade – mais evidência empírica

Os limites da economia de mercado

Regras simples para um mundo complexo

O governo vai encarecer a agiotagem

As Funções do Governo numa Ordem Liberal e um Sistema Tributário compatível com ela

A nova Terceira Via da Europa

Os benefícios da vida em sociedade

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Pereira Rodrigo Ramiro

Pereira Rodrigo Ramiro

O Webmaster desenvolve atividades de projeto, configuração e administração da infraestrutura tecnológica do website.

Pular para o conteúdo