O populismo de Lula e a régua de Miriam Leitão
O presidente Lula aumentou o Bolsa-Família sem qualquer previsão e planejamento, às vésperas de os brasileiros irem às urnas, logo após resultados desfavoráveis despontarem em diversas pesquisas. Jair Bolsonaro havia aumentado os auxílios nas proximidades do pleito de 2022. Ambos o fizeram com objetivos claramente eleitoreiros e populistas.
Segundo a jornalista Miriam Leitão ressaltou em manchete no jornal O Globo, porém, há uma grande diferença entre os dois aumentos. Ela não chega a dizer que a atitude de Lula não foi populista, mas faz questão de enfatizar que foi “mais legal”. A mesma jornalista já se transformou em “meme” por pregar que há o aumento de impostos bom e o aumento de impostos ruim – e o aumento de impostos bom, naturalmente, é praticado pelo governo Lula.
Miriam já havia se convertido em caricatura quando “psicofonou” uma mensagem da Globo durante entrevista com Bolsonaro. Ela ilustra bem outra diferença, aquela entre, de um lado, a mera idiotice, a posição dos tontos ou confusos, e, de outro, a verdadeira cretinice. Minha impressão é de que, dominada por sua aversão incondicional ao bolsonarismo ou tudo quanto pareça cheirar a ele, ela permitiu que sua abordagem lamentavelmente cruzasse a linha da primeira para a segunda.



