fbpx

Racismo e Mercado

Print Friendly, PDF & Email

A propriedade privada confere a seu proprietário o poder de discriminar, para admitir ou não a presença de outros em sua propriedade e determinar as condições de entrada. Tanto a aceitação como a exclusão trazem associados custos e benefícios, que o proprietário sopesa quando toma sua decisão.  (Hans-Hermann Hoppe)

Muito interessante e elucidativo o comentário de David Handerson sobre o rumoroso caso de racismo na NBA (quem ainda não leu sobre o assunto, pode fazê-lo aqui).  Segue abaixo uma tradução editada:

O que eu acho interessante sobre o caso de Donald Sterling, proprietário do Los Angeles Clippers, é o quão bem ele ilustra os insights de Gary Becker sobre a economia da discriminação. Becker apontou que o mercado faz com que as pessoas “paguem” pela discriminação por motivos raciais. Uma pessoa branca que se recusa a contratar uma pessoa negra que é mais produtiva do que um branco (…) acaba fazendo um mau negócio.

Como isso se aplica aqui? Bem, parece bastante óbvio que Donald Sterling é um homem racista. Mas você não poderia dizer isso olhando para os salários dos jogadores por ele contratados a peso de ouro. Assim, por mais tolo que ele possa ter sido ao fazer aqueles comentários racistas para sua jovem amante, Sterling não era tão tolo a ponto de tentar ganhar jogos de basquetebol com uma lista de jogadores exclusivamente brancos. Basta olhar a folha de pagamento do Clippers ‘ . Os 3 melhores jogadores, sozinhos, receberão salários totais de mais de 46 milhões dólares nesta temporada, enquanto a folha de pagamento para todos os demais 18 jogadores será de US $ 73 milhões. Agora adivinhem a cor da pele destes top 3.

Em outras palavras, o mercado disciplinou Donald Sterling. Ao contratar os jogadores, ele não discriminava homens negros. Fazê-lo teria sido muito caro e contraproducente.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo