fbpx

“PonTos” desconectados: ninguém aguenta mais este (des) governo

Print Friendly, PDF & Email

por PEDRO LAGOMARCINO*

DESCONEXAOAdmiramos pessoas sábias, assim como admiramos intelectuais. Porém, nem sempre sábios são intelectuais. Sabedoria pode haver em poucas palavras, desde que as proferidas tenham grande significado e profundidade. Por vezes, encontramos pessoas que possuem tanto a sabedoria, quanto a intelectualidade e, quando íntegras, dignas e honradas, tornam-se verdadeiras referências.

Todavia, possuir inteligência não implica num juízo de merecimento direto da sabedoria. Quantas vezes conhecemos intelectuais que “derrubaram” bibliotecas, mas que fazem do viver uma lástima de pouca ou nenhuma assimilação das leituras feitas? Quantas vezes conhecemos intelectuais extremamente grosseiros, a exemplo dos que externam a educação, com resmungos de bom dia, até logo, obrigado, com licença, por gentileza, me desculpe e por favor.

E há os que queiram “bancar” de possuí-las. Senão um despeito, uma leviandade e, muitas vezes, um acinte. A intelectualidade é um projeto de vida, um investimento muito grande em termos de dedicação, tempo e concentração de recursos lícitos. Amalgamar de forma indissociável a intelectualidade e a sabedoria é verdadeira arte.

É risível desvelar a intelectualidade dissimulada e a sabedoria trêfega. O truque é descoberto quando o público espera pelo grande lance “do mágico”, mas ou a conexão cai, ou o google está lento, ou o wi-fi pede a senha ou está com o sinal fraco, ou o teleprompter apaga e, aquele de quem se espera algo, mostra-se, visivelmente, impotente, porque por si mesmo não tem condições para dar resposta ou resolver. Nestes casos, a sabedoria e a inteligência dão sinais de que, na verdade, sempre estiveram “fora de área”, porque a criatividade fica amordaçada.

Não se pode crer que alguém tenha alguma intelectualidade ou sabedoria em potencial, quando eram (e ainda são) notórios os sinais de tentar escutar um PonTo eletrônico. O delay psicodélico chega a ser “audível”, em forma de silêncio eloquente. Longas pausas… Sobrancelhas franzidas, como se não tivesse decodificando a mensagem… Comentários desconexos… Assuntos que são desconversados em verdadeira involução do assunto anterior, para dissimular o fato da voz que ordena dizer algo e não é escutada ou não ser compreendida. Por vezes, estes vácuos e espasmos intelectuais ensejam gaiatices, as quais param no youtube. Eis alguns dos tantos “arranhões no disco”, senão vejamos:

“Olha Bonner, o bolsa família…. Olha Bonner, o Pronatec… Bonner, são milhões e bilhões disso e daquilo… Olha eu fico es-tar-re-ci-da (refrão tocado por umas 480 vezes)… Olha Bonner, não existe inflação, tudo está sob controle… Olha Bonner, o Brasil não está em recessão. Olha Bonner, não existe desemprego, pelo contrário, no meu governo nós criamos milhões de postos de trabalho (meu e nós, um primor, não é verdade?)… Olha Bonner, acho que devem ser punidos os corruPTos e corruPTores (refrão tocado por outras 480 vezes).”

E o que dizer então das pérolas de geografia:

“Quero dizer para vocês que de fato Roraima é a capital mais distante de Brasília”.

A outra pérola veio logo na sequência:

“E aí me considero hoje uma roraimada. Ro-rai-ma-da (sim, pasmem, ela repetiu)”.

E a última pérola das mais emblemáticas que tivemos notícia:

“Então aqui hoje eu tô saudando a mandioca; acho uma das maiores conquistas do Brasil”.

Roraima se tornou capital e deixou de ser Estado, Boa Vista perdeu a posição de capital, roraimada em vez de roraimense e a mandioca passou a ser uma conquista do Brasil. O Brasil parece ser uma verdadeira Indicação Geográfica para o setor de joias, com tantas “pérolas” que produz. Tudo indica que esta “fonte de riquezas” é inesgotável.

Nós sim, e não Vossa Excelência, estamos “es-tar-re-ci-dos”! Precisamente, pelo fato de Vossa Excelência ter afirmado que era a favor de “punir os corruPTos e corruPTores”. Como não precisamos de PonTo eletrônico e ouvimos bem, então, Excelência, algeme-se! Foram os integrantes da mais alta corte do PT que caPiTanearam o mensalão e foi no seu mandato que ocorreu o PeTrolão, com as omissões e as prevaricações de Vossa Excelência, em especial, desde a compra da refinaria de Pasadena, destacando-se ainda quando a PeTrobrás, deixou de ser Estatal e se tornou um “circo” em chamas. Algeme-se, Excelência! Porque a Lei pune da mesma forma quem age, quanto quem se omite. E mais, quem tem o dever legal de agir, quem se omite ou prevarica, terá a pena aumentada. E agir, Excelência, não significa locuPleTar-se ou beneficiar-se direta ou indiretamente.

Nos mais altos escalões exsurgiu o “modus operandi” desta Organização Criminosa chamada PT. Governador, Deputados e Ministros e tantos outros homens públicos condenados por improbidade (a despeito de a vida lhes exigir a probidade) a corrupção e outras ilegalidades que fluíam que nem água. Água suja. Água advinda de uma fonte que muitos se orgulhavam de ter mergulhado, sem conhecer a devida procedência da água: o Foro de São Paulo, tão difundido pelo criminoso e já condenado José Dirceu e por quem recentemente virou um gigantesco boneco inflável de praça pública, poeticamente nominado de Pixuleco.

Não há quem aguente mais este (des)governo. Aliás, Vossa Excelência “só está no chat” com o Levy e com Mercadante. Lula quer entrar, mas o provedor só permite a entrada dele como visitante. Michel Temer não quer mais teclar com Mercadante, nem com Levy, pois quer cortar a sua conexão e ser o novo provedor. Levy não tecla com ninguém, só com ele mesmo. Renan Calheiros até entra no chat, mas só para espiar. Eduardo Cunha faz o mesmo, pois ambos querem ser provedores logo adiante e acham que têm chance de fazer a conexão voltar a funcionar e não cair mais. A propósito: ninguém quer o retorno de Lula nesse bate-papo. Todos querem é ver o Pixuleco e a Pixuleca nos sites e em praça pública.

São nítidas as provas de que essa trupe não fala em wi-fi e sim, cada um, com seus discadores, com suas conexões cheias de ruídos, com fios e plugs quebrados, todos desconectados das respectivas linhas há muito tempo.

Lá vem um fotógrafo… Pose para foto!

Olha o passarinho!

“Quem? O Jarbas Passarinho?”

*Pedro Lagomarcino é Especialista em Direito da Propriedade Intelectual (FADERGS), Especialista em Gestão Estratégica de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (AVM/Cândido Mendes) e Especialista em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento (ESAB).

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo