fbpx

Vigésimo Oitavo mês do Núcleo de Formação Liberal inicia 2023 com “Evolução Histórica do Liberalismo”

Print Friendly, PDF & Email

Instituto Liberal, o Instituto Libercracia, o Instituto Liberal do Nordeste, o Instituto de Formação de Líderes-Goiânia e o Instituto de Formação de Líderes-Brasília, em parceria, utilizando as ferramentas que as redes sociais nos proporcionam, organizam reuniões virtuais, integralmente abertas ao público, para debater textos dos mais importantes autores nacionais e internacionais dentro do espectro liberal. O nome do projeto é “Núcleo de Formação Liberal” (NFL).

A intenção do projeto é que os debates e reflexões se concentrem o mais exclusivamente possível na obra dos autores, para qualificar a formação do pensamento de nossos ativistas e lideranças nos diversos setores da sociedade.  Todas as reuniões são baseadas em trechos ou capítulos de obras, previamente divulgados. Um ou dois relatores se encarregam de fazer uma explanação a respeito dos trechos selecionados, seguida de um debate com apontamentos dos representantes dos institutos responsáveis pela iniciativa e a participação do público.

Depois de Friedrich Hayek, Joaquim Nabuco, Edmund Burke, Roberto Campos, Ludwig von Mises, José Guilherme Merquior e Thomas Sowell (ao longo de 2020), além de um encontro de revisão em janeiro, estudamos em 2021 Ayn Rand, Antonio Paim, Murray Rothbard, Ubiratan Borges de Macedo, José Ortega y Gasset, José Osvaldo de Meira Penna, John Stuart Mill, Tavares Bastos, Milton Friedman e Rui Barbosa. Em 2022, foram abordados John Locke, Visconde do Uruguai, Adam Smith, Frei Caneca, Alexis de Tocqueville, Miguel Reale, Henry David Thoreau, a presença do liberalismo na Independência do Brasil e Hans-Hermann Hoppe e Eugênio Gudin. Iniciando a quarta temporada em 2023, o tema foi o livro “Evolução Histórica do Liberalismo”.

09/02 – Evolução Histórica do Liberalismo – Antonio Paim, cap. 1 a 6 (p. 21 a 143), LVM Editora, 2019 – 19h

O primeiro encontro reuniu Lucas Berlanza (Instituto Liberal), Josesito Padilha (Instituto Liberal do Nordeste) e o relator, o historiador Alex Catharino, um dos editores e co-autores da obra. O livro Evolução Histórica do Liberalismo, organizado pelo professor Antonio Paim, foi resultado originalmente de uma iniciativa da Sociedade Tocqueville em 1987, sendo atualizado, com diversos textos adicionais, nesta edição que serviu de base aos estudos do mês.

As discussões do primeiro encontro, com direito a diversas informações de bastidores oferecidas pelo relator sobre a confecção do livro e o pensamento do organizador acerca das mudanças realizadas na edição original, se concentraram na primeira metade da obra, em seus seis primeiros capítulos.

O primeiro capítulo, de autoria do próprio Catharino, “Fundamentos teóricos do liberalismo”, apresenta  a conceituação filosófica dessa tradição de pensamento, suas características e princípios fundamentais, seu alicerce ético e sua defesa de instituições como o Estado de Direito e a economia de livre mercado. O segundo, “A formulação inicial do liberalismo na obra de Locke”, do próprio Paim, analisa o contexto histórico britânico em que emerge o pensamento lockeano, bem como a própria filosofia política lockeana em si.

“A fundamentação do Estado liberal segundo Kant”, “O liberalismo doutrinário”  e “O pensamento de Tocqueville” são capítulos que avaliam contribuições essenciais de autores da atual Alemanha e da França, sendo respectivamente de autoria de Francisco Martins de Souza, Ubiratan Borges de Macedo e José Osvaldo de Meira Penna. O último capítulo abordado no primeiro encontro, “As reformas eleitorais inglesas”, de autoria do próprio Paim, analisa o processo de ampliação dos estratos sociais inseridos no sistema representativo britânico e a democratização da ideia liberal.

16/02 – Evolução Histórica do Liberalismo – Antonio Paim, cap. 7 a 12 (p. 145 a 264), LVM Editora, 2019 – 19h

O segundo encontro reuniu Lucas Berlanza (Instituto Liberal) e o relator, o professor Ricardo Vélez Rodríguez, também discípulo de Antonio Paim e um dos co-autores do livro estudado. Coube a esse encontro analisar panoramicamente os seis últimos capítulos da obra “Evolução Histórica do Liberalismo”.

O primeiro deles, o sétimo capítulo, “Liberalismo e Economia Clássica”, de autoria de Alex Catharino, esmiúça a natureza dos problemas econômicos e a emergência da Economia como um campo autônomo de investigação e conhecimento, delineando o desenvolvimento do liberalismo econômico como uma agenda organizada a partir das pregações de Adam Smith e seus admiradores e seguidores.

De autoria, respectivamente, de Antonio Paim e do próprio Vélez, o oitavo e o nono capítulos, “Emergência da Questão Social, posição anterior a John Maynard Keynes e o Keynesianismo” e “A crítica ao Keynesianismo”, discutem o surgimento da vertente do liberalismo social e os diferentes pontos de vista dentro das correntes liberais acerca do papel representado pelas formulações keynesianas.

“A prova da História e as perspectivas: o liberalismo no século XX”, de Antonio Paim, José Osvaldo de Meira Penna e Ubiratan Borges de Macedo; “As escolas econômicas liberais contemporâneas”, de Ubiratan Jorge Iorio; e “As vertentes contemporâneas do liberalismo político”, de Gustavo Adolfo Santos, são os capítulos conclusivos da obra, que, em seu conjunto, delineiam os desenvolvimentos mais recentes e plurais do pensamento liberal, tanto no campo político quanto no plano econômico.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo