fbpx

Frase do dia

Print Friendly, PDF & Email

“Considero a ideia de consenso em ciência como um desenvolvimento extremamente pernicioso que deve ser evitado a todo custo. Historicamente, a alegação de consenso tem sido o primeiro refúgio dos canalhas; é uma maneira de evitar o debate, afirmando que a questão já está resolvida. Sempre que você ouvir que há consenso dos cientistas em uma coisa ou outra, preste atenção na sua carteira, porque você está sendo roubado.

Vamos ser claros: o trabalho da ciência não tem nada a ver com consensos. Consenso é o negócio da política. Ciência, pelo contrário, exige apenas que um investigador aconteça de estar certo, o que significa que ele ou ela tem resultados verificáveis para o mundo real. Na ciência, o consenso é irrelevante. O que é relevante são resultados reprodutíveis. Os maiores cientistas da história são grandes precisamente porque romperam com o consenso.

Não existe tal coisa como consenso científico. Se é consenso, não é ciência. Se é ciência, não é consenso. Ponto “. Michael Crichton

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo