fbpx
João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Um comentário em “Frase do dia

  • Avatar
    26/01/2015 em 7:15 pm
    Permalink

    Sobre a justificação, apoio, perdão e simpatia para com bandidos e facínoras:

    Antes da decada de 60, POR EXEMPLO, o nível de escolaridade e o nível de carência de bens materiais eram muitíssimo maiores que atualemnte. Contudo, a bandidagem era incomparávelmente menor.

    Esta semana mesmo foi presa (e mais alguns dias será solta) uma adolescente de classe media abastada por rouibar apartamentos com outros bandidos adolescentes. Faz isso por gosto e não por lhe falatar bens materiais ou ecola de boa qualidade e nem mesmo usa drogas.

    A grande causa que fez auamentar a criminalidade e a CRUELDADE dos bandidos é o APOIO MORAL que estes recebem daqueles que covardes em demasia, temem revides e mesmo a cadeia. Sem ter outro meio para defenderem seus semelhantes, apelam para idiotices sentimentalóides e manipulaçõpes numa desesperada tentativa de combater o JUSTO REVIDE AOS BANDIDOS com quem simpatizam e nos quais sentem-se representados, sem conseguir colocarem-se no lugar das vítimas mas apenas no lugar dos bandidos.

    Um torcedor JAMAIS CONSEGUIRÁ ODIAR OS JUIZ QUE ROUBA A FAVOR DO SEU TIME!

    ISSO É DA NATUREZA HUMANA! …um torcedor tentará “entender o engano” do juiz isso se não simular o mesmo engano para defender o juiz que rouba a favor. Se, de tão flagrante o favorecimento no jogo, o torcedor do time beneficiado poderá, RACIONALMENTE, admitir que o juiz errou ou roubou. Porém, jamais conseguirá ODIAR aquele que FAVORECE o seu TIME, o TIME NO QUAL SE REPRESENTA. Otorcedor simpatiza com um time e por ele torce tentando nele se representar e USUFRUIR da GLÓRIA das VITÓRIAS de SEU TIME REPRESENTATE. Por isso NÃO CONSEGUE SENTIR ÓDIO de quem FAVORECE SEU TIME, mesmo que, sem outra opção, tenha que reconhecer tal favorecimento e admitir errado, mas não conseguirá odiar o seu time ou quem o favorece.

    Por outro um torcedor FACILMENTE SE EMOCIONA CONTRA o JUIZ que ROUBA CONTRA SEU TIME. …Isso é da natureza humana: as emoções não são perfeitamente controláveis. Ninguém conseguiorá odiar aquele que ERRA em SEU FAVOR. …É DA NATUREZA HUMANA!!!
    …mas facilmente desperta em si emoções de ódio àqueles que desfavorecem seu time.

    Um recalcado cheio de ódio contra uma MERITOCRACIA tende a SIMPATIZAR com BANDIDOS. Afinal, BANDIDOS SÃO DESTRUTIVOS e um vaidoso recalcado odeia a sociedade em que ele não consegue ostentar-se igual ou superior aos efetivamente virtuosos. Assim, TORNA-SE OBSCURANTISTA e PASSA A DEFENDER TUDO QUE É NOCIVO À SOCIEDADE QUE ODEIA, QUE O FRUSTRA. Desta forma, facilmente consegue se identificar com o facínora que é destrutivo e que causa sofrimento aos virtuosos (eles os querem atacando sobretudo os que ostentam virtudes: ricos, belos e felizes). Assim, passam a “entender” somente os bandidos sem conseguirem se ver no lugar das vítimas. E logicamente, em seu desespero para aceitar, perdoar e justificar bandidos e facínoras que “os vingam contra a “sociedade que não os reconhece superiores”. Vai daí as ACUSAÇÕES COLETIVISTAS CONTRA A SOCIEDADE CAPITALISTA, DESIGUAL E BLÁ BLÁ BLÁ!!!!

    …O invejos, recalcado, odeia a sociedade e as pessoas felizes. A inconformidade ao se ver superado por outros tende a faze-lo tentar imitar estes outros e se não for capaz os odiará ainda mais. É fácil perceber, por exemplo, um invejoso que se endivida para comprar um carrão e assim “não ficar atras” de seu vizinho ou algum parente. Ele quer ser melhor ou igual perante a opinião alheia. Sua vaidade é ferida ao ver que outros podem se ostentar com mais virtudes. Daí que a VAIDADE tende a valorizar a aparência e não a essência. Afional, o VAIDOSO quer opiniâo favorável no meio, ALHEIA E NÃO A PRÓPRIA. Assim, seu objetivo é aparentar ou ostentar-se segundo aquilo que imagina o valorizará perante a opinião ALHEIA.

    ENTÃO, SE NÃO É CAPAZ NEM MESMO DE APARENTAR O QUE EM OUTROS RECONHECE VIRTUOSO, o invejoso ODEIA o VIRTUOSO COM TODAS AS FORÇAS DO SEU SER.
    Como não é capaz de ostentar superioridade ou igualdade, ANSEIA A DESTRUIÇÃO DA IMAGEM ALHEIA QUE OFUISCA A SUA PERANTE O JULGAMENTO DOS DEMAIS.

    Em seu desespero e ódio contra os virtuosos que, em sua mente doentia, o depreciam com as virtudes que fazem crer possuir, os invejosos CONCEBEM UMA MORAL PARA SI A FIM DE DEMERECER AS VIRTUDES ALHEIAS e LANÇAR ACUSAÇÕES DEPRECIATIVAS CONTRA OS VIRTUOSOS EM SUAS VIRTUDES.

    Assim, a INVEJA INVENTOU que:

    – que a mulher bonita é burra, numa tentativa de, por oposição binária, induzir que a feia tende a ser inteligente. …assim tentam consolarem-se atribuindo um defeito a quem ostenta uma virtude.

    – que o homem bonito é gay.
    – que os ricos são maus.
    – que o homem forte é burro.
    – que o estudioso é um “mané CDF”.
    – que os nerds são bobos e não “pegam” ninguém. Espertos são os imbecis, os fracassados.
    – A idéia do “malandro carioca” foi um meio de glamurizar o vagabundo que era ostensivamente inferiorizado pelo trabalhador. Assim:
    o trabalhador é um otário e o inútil vagabundo é que é o esperto, o “virtuoso”.

    Tudo pode ser bem percebido na fabula da RAPOSA e asUVAS!!! …Uma inegável realidade daqueles que, de TÃO VAIDOSOS, NEGAM-SE A CEITAR A REALIDADE QUE OS LIMITA e que LHES EXIBE OUTROS MAIS VIRTUOSOS a concorrer pela OPINIÃO ALHEIA.

    EIS A INVEJA EM TODA A SUA FEIURA!!!!

    É preciso APRESENTAR ESPELHOS PARA OS INVEJOSOS, a fim de que NÃO FIQUEM MIRANDO-SE EM FOTOGRAFIAS melhoradas com o PHOTOSHOP das MORAIS IDEOLÓGICAS, estas arbitradas para a sedução e corrupção dos vaidosos, recalcados e invejosos.

    Invejosos facilmente tornam-se socialistas por óduio ao mérito alheio.
    Daí a moral socialista sentimentalóide e irracional.
    Ciente disso há um ACIRRAMENTO de noticias COMPARADORAS COM A FINALIDADE DE DESPERTAR O CIÚME, a INVEJA, a COBIÇA e o RECALQUE fazendo dos ressentimentos alheios a munição contra os ionvejados.

    Perceba-se que socialistas não invejam seus líderes que se enriquecem na corrupção e na ocuipação de cargos, tão pouco invejam aqueles que enriquecem sem mérito em atividades banais e dispensáveis. O ódio é contra os sucesso EXATAMENTE dos mais ÚTEIS!!! …e portanto mais virtuosos.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo