fbpx

II Conferência IL reúne pensadores via Internet para abordar a América Latina

Print Friendly, PDF & Email

Impossibilitado de realizar presencialmente a II Conferência IL, dando sequência à iniciativa de 2019, o Instituto Liberal organizou quatro encontros, ao longo de uma mesma semana (1 a 4 de dezembro), via Instagram, para refletir sobre um mesmo grande tema: as perspectivas e desafios para o reformismo liberal e o combate ao populismo no cenário da América Latina. Uma série de acontecimentos – os debates em torno do plebiscito constituinte chileno, as eleições na Bolívia, o impacto das eleições nos EUA sobre a política da região – despertam a atenção para os nossos vizinhos de língua espanhola. Convidamos quatro interlocutores para refletir sobre esses eventos e sobre as perspectivas da agenda liberal na região, sob o título geral “Desafios e perspectivas para a América Latina”.

01/12 – “Panorama dos desafios da América Latina”

Na primeira transmissão da série que compõe a Conferência, a ideia foi traçar um panorama dos acontecimentos e do cenário político nos diferentes países da América Latina, em especial os da América Hispânica. O convidado para conduzir essa explanação foi o internacionalista, tradutor e Mestre em Política e Relações Internacionais pela Universidade Sergio Arboleda na Colômbia, Lucas Ribeiro. O convidado falou de sua experiência com a temática, discutiu a alternância entre ciclos de prevalência bolivariana e antibolivariana na região, o problema das eleições bolivianas, o plebiscito chileno, as crises na Argentina e no Peru e os cenários em países como México e Colômbia.

02/12 – “Impactos da política dos Estados Unidos na América Latina”

Traçado um panorama acerca da realidade da América Latina, a proposta foi dar sequência estabelecendo uma relação entre as eleições e a realidade política dos Estados Unidos e a política latino-americana. Para isso, o Instituto Liberal convidou a professora Marize Schons, do curso de Relações Internacionais e Direito e integrante do Observatório das Eleições dos Estados Unidos do IBMEC-MG. A professora Marize avaliou as consequências internas para os EUA do resultado das eleições de 2020, comparou Donald Trump a Joe Biden e o Partido Republicano ao Partido Democrata no que diz respeito à agenda internacional e avaliou o peso do governo dos EUA para países como Brasil e Venezuela.

03/12 – “O populismo na América Latina”

O professor Ricardo Vélez Rodríguez, grande estudioso do liberalismo, da América Latina, do patrimonialismo e do pensamento político brasileiro, figura que pertence aos círculos do Instituto Liberal desde a sua primeira década de existência, foi convidado para apresentar um quadro histórico e cultural desse fenômeno político tão marcante nas tribulações latino-americanas que é o populismo. O professor abordou as diferenças histórico-culturais entre a América Portuguesa e a América Hispânica, o significado dos conceitos de “populismo” e “neopopulismo”, a presença desses fenômenos em diferentes governos e em políticos de diferentes cores ideológicas, a importância do patrimonialismo para definir a tentação populista da região e algumas lições que a sociedade brasileira poderia aprender com a experiência colombiana.

04/12 – “Os dilemas da liberdade na América Latina”

O último encontro foi uma espécie de contraponto aos problemas levantados nos encontros anteriores. A ideia foi apresentar as saídas liberais como alternativa à presença do estatismo e do populismo na América Latina. O convidado foi o professor Dennys Xavier, Professor Associado de Filosofia Antiga, Política e Ética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduações em diversas universidades e autor de diversos livros, bem como organizador da coleção “Breves Lições”, publicada pela LVM Editora. O professor discutiu a emergência de novas iniciativas de divulgação do liberalismo, o problema das políticas identitárias, o estado das universidades, o desenvolvimento da ideia de impessoalidade da lei, o apreço por ditadores e ditaduras e deixou uma última mensagem positiva para os espectadores.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo