fbpx

3ª Conferência IL aborda tema “Burocracia e Desburocratização”

Print Friendly, PDF & Email

A 3ª Conferência IL, dando sequência à iniciativa de 2019 em ambiente virtual, foi realizada nesta quinta-feira (18/11/2021), tendo por tema geral, desta vez, um dos que mais geram dores de cabeça para os liberais: a burocracia. “Burocracia e Desburocratização” foram as palavras-chave de nosso encontro. O objetivo foi suscitar uma reflexão teórica sobre a questão, sempre em associação com os desafios práticos que assolam o labor das empresas no cenário contemporâneo, especialmente no caso brasileiro. O Instituto Liberal apresentou em detalhes, durante a conferência, os resultados de sua participação na criação do primeiro Índice de Burocracia da América Latina, desenvolvido em parceria com outras instituições ligadas ao Centro Latino-americano da Atlas Network.

A transmissão foi simultânea pelo Youtube e o Facebook do instituto. Os quatro palestrantes foram:

Lucas Berlanza – Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, sócio honorário do Instituto Libercracia, editor do site Boletim da Liberdade e autor dos livros “Lacerda: A Virtude da Polêmica”, “Guia Bibliográfico da Nova Direita – 39 livros para compreender o fenômeno brasileiro”, “Os Fundadores – O projeto dos responsáveis pelo nascimento do Brasil” e “Introdução ao Liberalismo” (co-autor e organizador).

Paulo Uebel – Fundador e Vice-Presidente da Cristalina Saneamento, Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGE/CODEMIG e Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação Renova. Foi Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (2019-2020), CEO da Webforce Venture Capital e Diretor da Finvest (2018). Antes, foi Secretário Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo (2017-2018), CEO da WeWork Brasil (2015-2016) e CEO Global do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais (2013 a 2015). Foi, também, diretor executivo do Instituto Millenium (2008 a 2011) e Diretor Geral do LIDE SUL – Capítulo Sul do Grupo de Líderes Empresariais (2009 a 2010), nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Antes disso, Paulo foi advogado na área tributária do escritório Demarest & Almeida (2007) e sócio do escritório Humberto Ávila Advogados (2002-2006), atuando com direito tributário, administrativo e constitucional. É bacharel em ciências jurídicas e sociais pela PUC-RS, especialista em direito tributário, financeiro e econômico pela UFRGS, e especialista em liderança global pela Georgetown University. Possui mestrado em administração pública (MPA) pela Columbia University, em Nova York, onde trabalhou como pesquisador no Instituto de Estudos Latino-americanos e no Centro Lemann de Estudos Brasileiros.

Igor Matos – Fundador do Instituto Moreira Matos, especialista em Gestão Pública e Relações Governamentais, foi advisor da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia entre 2019 e 2020. Técnico em Administração, Negócios e Marketing pelo SEBRAE, formado em Administração Pública pela UFRJ e mestre em Administração pela University of La Verne. Atuou junto ao Instituto Liberal na elaboração da seção brasileira do primeiro Índice de Burocracia da América Latina.

Carlos da Costa – Economista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com mestrado e Ph.D (ABD) em Economia pela University of California. Foi diretor de Planejamento, Crédito e Tecnologia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); presidente do Instituto de Performance e Liderança; executivo residente no JP Morgan e sócio-diretor do Ibmec Educacional. Foi professor de Economia e Finanças no Ibmec, na UERJ e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Atual Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.

Confira a gravação na íntegra:

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo