fbpx

Os Fundadores – Lucas Berlanza

Print Friendly, PDF & Email

No ano em que comemoramos 200 anos da Independência, o Instituto Liberal e a Coleção Almedina – Euskera apresentam o curso: Os Fundadores: o projeto dos responsáveis pelo nascimento do Brasil.

Este curso, criado a partir da obra do pensador liberal Lucas Berlanza, é uma revisão didática e criativa dos sentimentos, ideias e ações dos personagens que encabeçaram o ato responsável pelo nascimento do que hoje entendemos por Brasil. Para apresentar esse momento histórico, o curso se concentra nas pessoas que se destacaram no 7 de setembro de 1822, bem como nas que o tornaram possível, e nas que o fizeram perdurar.

Os Fundadores, em vez de adotar o discurso nacionalista repleto de paisagens, árvores e pássaros nativos, ou de padecer do vício no abstrato, que amolda tudo a teorias que, quando já não podem explicar o mundo, forçam-no com a imaginação para que continue a parecer explicável, Berlanza segue o exemplo norte-americano de explicar a Independência pelos dilemas, ideias e dramas de uns quantos homens e mulheres cujas vidas significam tanto para a existência do país que só de contá-las tudo se ilumina.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo