fbpx

Valores em tempo de crise

Print Friendly, PDF & Email

Vivemos a maior crise da história da humanidade desde a Segunda Grande Guerra, contra um inimigo invisível, que não respeita fronteiras, cor, idade, cargo ou condição financeira das pessoas e se alimenta do pavor criado pela disseminação descontrolada (ou planejada) de informações.

Poucos momentos na vida empresarial são tão importantes para a consolidação de valores e sua utilização na tomada de decisões quanto os períodos de crise.

É nesse cenário que exemplifico a realidade vivida no meu ambiente empresarial, um escritório de advocacia. Desde que passamos a entender a importância de valores na condução de nossa atividade, algumas mudanças se concretizaram: a mais importante delas foi a revisão dos critérios de seleção do nosso time.

Não jogamos fora os currículos e as aptidões técnicas dos candidatos a estágio, que, com mérito, podem se transformar em sócios quando graduados, mas passamos a dar maior relevância aos valores que acompanham essas pessoas, desde a entrevista de estágio ou avaliações no dia a dia até quando decidimos admitir algum colega como sócio.

O resultado positivo disso não tardou a aparecer.

Todos os sócios (de capital ou serviço) têm sua remuneração 100% atrelada ao lucro da empresa. A perda de receita após o início da quarentena da pandemia de covid-19 é uma grande probabilidade, já que muitos clientes entrarão em crise.

A reação? A união de esforços de um time forte; a soma das responsabilidades individuais de cada membro na busca por alternativas para manter o escritório visível como caminho para o enfrentamento da crise e, consequentemente, conservar nosso fluxo financeiro.

Os estagiários tiveram sua jornada reduzida. Fomos transparentes sobre a necessidade de reajustes para superar o período de crise e propusemos uma proporcional redução de bolsa para não os dispensar, porque apreciamos o valor que geram.

A resposta: compreensão, apoio e mais empenho para contribuir no propósito de uma empresa que reconhece seu mérito.

Temos certeza, hoje, do êxito do trabalho que começou no processo seletivo, pois as decisões, desde a admissão de quem nos acompanha na jornada até as medidas para enfrentamento de crises, são muito mais sustentáveis quando fundadas em valores sólidos e compartilhados entre todo o time.

Cada um que está conosco sabe que seu mérito será recompensado e enxerga na crise a oportunidade de gerar mais valor para o escritório. Ganha o indivíduo, ganha a empresa, ganha a sociedade.

*Lucas Mendonça é associado do Instituto Líderes do Amanhã.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo