fbpx

Um exemplo a ser seguido

Print Friendly, PDF & Email

Excetuando-se o Wal-Mart, talvez não haja um grupo empresarial nos EUA mais odiado pelas esquerdas do que a Koch Industries, uma companhia de capital fechado pertencente aos irmãos David e Charles Koch – basta uma “googlada” para comprovar isso.  E não é para menos.

Além de empresários muito bem sucedidos, os Irmãos Koch são ativistas políticos, considerados os principais financiadores de organizações liberais (libertárias) e conservadoras nos Estados Unidos, dentre as quais destacam-se o Cato Institute, Institute for Justice, Mercatus Center, American Enterprise Institute, Federalist Society, Alex de Tocqueville Institution, Institute for Energy Research, Fraser Institute e a Heritage Foundation.  Além disso, costumam financiar as campanhas de diversos candidatos dos partidos Republicano (pró-livre mercado) e Libertário.  O Próprio David Koch já foi candidato a vice-presidente, em 1980, pelo Partido Libertário Norte Americano.

O que diferencia os Irmãos Koch de muitos outros empresários pseudo defensores do livre mercado é que eles realmente são fiéis a seus princípios, e não apenas da boca para fora.  Recentemente, por exemplo, a Koch Insdustries encaminhou uma carta aos congressistas americanos requerendo a suspensão dos subsídios às empresas produtoras de energia eólica, bem como a extinção de decretos mandatórios para a utilização daquela energia, ainda que a Koch Industries fosse uma das eventuais beneficiárias desses subsídios e mandados.

Seguem, em tradução livre, alguns dos trechos mais importantes da carta, que denota um profundo respeito a alguns princípios caros aos liberais:

Caros membros do Congresso:

Em nome da Koch Industries, estou escrevendo para exortá-los a opor-se ao pacote fiscal H.R. 5771, atualmente em discussão na Câmara dos Deputados.

Este pacote pretende restabelecer subsídios corporativos, como o crédito de imposto de produção de energia eólica, que expiraram em 31 de dezembro de 2013. Acreditamos que este crédito, como muitos outros no pacote em análise, distorce o mercado, permitindo que o governo federal escolha vencedores e perdedores arbitrariamente.

Esse crédito … em particular significará mais de US $ 9,5 bilhões de dólares transferidos dos pagadores de impostos para as grandes corporações….

Numa época em que nossa nação enfrenta desafios econômicos monumentais, esta é a antítese do caminho que deve ser seguindo em direção a um código de impostos mais simples, menos oneroso e desperdiçador. 

Em vista disso, somos contra todos os subsídios, existentes ou propostos, incluindo programas que nos beneficiam…

O crédito de imposto de produção eólica é um excelente exemplo de como o governo esconde o custo desses benefícios ao recompensar os investidores, enquanto sobrecarrega os consumidores e contribuintes. O crédito de imposto a eólicas distorce artificialmente o mercado, ao conceder vantagens para uma determinada indústria, em detrimento de outras tecnologias… 

Não acreditamos que governo deva escolher “vencedores e perdedores” ao subsidiar ou impor obrigatoriedade de certos produtos. Infelizmente, os registros dessa forma de intervenção – tanto aqui como no exterior – são absurdos, causando a perda de empregos e o desperdício de recursos. 

As atividades … da Koch Industries baseiam-se nos princípios que trazem o maior bem-estar para a sociedade — liberdade e direitos de propriedade —, valores nucleares que são reconhecidos e valorizados pela maioria dos americanos.  [Portanto], continuaremos a fazer lobby para a revogação desses subsídios e mandados… Acreditamos que a história já provou que esse é o melhor caminho para a promoção da prosperidade, oportunidade e criação de empregos. 

 

Atenciosamente, 

Phillip Ellender

President, Government & Public Affairs

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo