Transporte aéreo: privatizando já!
NCPA*
Desde que o governo de Margaret Thatcher privatizou a British Airports Authority [1], a privatização de aeroportos ganhou popularidade, segundo Robert Poole, diretor de política de transportes na Fundação Reason.
- Governos da Europa, Ásia, Austrália, América Latina e Caribe privatizaram seus principais aeroportos depois da Grã-Bretanha.
- No final de 2010, 22 por cento dos 404 mais importantes aeroportos da Europa eram ou de propriedade total do investidor ou adotaram a propriedade público-privada.
- Nesse mesmo ano, 48 por cento dos passageiros aéreos europeus usaram aeroportos privados ou público-privados.
No ano passado, a maior parte das privatizações de aeroportos continuou a ocorrer na Europa e na América do Sul.
- Portugal vendeu uma concessão de 50 anos da Aeroportos de Portugal (ANA) para uma empresa de infraestrutura francesa, a Vinci Concessions, por 4,04 bilhões de dólares. Isso incluiu os quatro maiores aeroportos portugueses, cinco aeroportos dos Açores e um na Madeira.
- A Espanha quase privatizou a AENA, administradora dos aeroportos e do controle do tráfego aéreo, em 2011, mas as negociações foram temporariamente interrompidas quando entrou um novo governo. No outono de 2013, no entanto, as discussões sobre a privatização foram retomadas. Em vista de seus enormes déficits orçamentários, a Espanha poderia levantar uma receita extraordinária com a venda da AENA, cujo valor em 2012 era sete vezes o da ANA.
- A Grécia detém 55 por cento do Aeroporto de Atenas. Apesar de ainda não estar claro se o país vai pôr à venda sua quota no Aeroporto de Atenas, parece provável que venha a arrendar os 21 aeroportos regionais da Grécia.
- A Turquia buscou propostas para uma concessão de 25 anos para financiar e desenvolver um novo aeroporto para Istambul, que seria o quarto maior aeroporto do mundo. Um consórcio de cinco empresas foi selecionado pela melhor oferta em maio do ano passado.
- O Brasil já fez acordos de concessão de longo prazo em 2012 para três de seus maiores aeroportos. Atualmente, mais duas negociações para melhorias de aeroportos estão em curso.
- Os Estados Unidos fizeram a privatização do aeroporto de Porto Rico, como parte do Programa Piloto de Privatização de Aeroportos, do governo federal, aprovado pelo Congresso em 1996.
A privatização também está sendo considerada na triagem dos aeroportos. Quando os deputados americanos aprovaram a lei de 2001 que criou o Departamento de Segurança dos Transportes [Transportation Security Administration – TSA] também autorizaram a terceirização do serviço de triagem de passageiros e bagagem. Entretanto, o administrador da TSA, John Pistole, rejeitou os pedidos pendentes para o programa de Parceria de Controle de Segurança em 2011, e, desde então, a TSA vem objetando, apesar dos novos empenhos do Congresso em dar continuidade ao processo.
Na linha de frente do controle de tráfego aéreo, mais de 50 governos em todo o mundo já comercializaram seus sistemas de controle do tráfego aéreo desde 1987.
* NATIONAL CENTER FOR POLICY ANALYSIS
Artigo na íntegra: Robert W. Poole, Jr., “Annual Privatization Report 2014: Air Transportation,” Reason Foundation, March 2014.
Heathrow Airport Holdings Ltd.
Tipo |
Privado |
Setor |
Transporte |
Fundação |
13/12/1995 (como BAA PLC) |
Sede |
Compass CentreLondon Heathrow AirportHounslow, United Kingdom |
Direção |
Colin Matthews (CEO)Sir Nigel Rudd (Presidente) |
Produtos |
Operação e serviços de aeroportos |
Receita |
£2.567 milhões (2008) |
Renda operacional |
£434,7 milhões (2008) |
Proprietário(s) |
FGP TopCo Ltd. |
Empregados |
13.000 aprox. (2008) |
Subsidiárias |
London Heathrow AirportSouthampton AirportGlasgow AirportAberdeen Airport |
Website |
www.heathrowairport.com/about-us |
fonte: Quadro-resumo da Wikipédia em inglês
Tradução/adaptação LIGIA FILGUEIRAS
Fonte da imagem: Wikipedia
[1] BAA, hoje Heathrow Airport Holdings Limited, operando quatro aeroportos britânicos, inclusive o Heathrow Airport [N.E. / fonte Wikipedia]