fbpx

O que é e como funciona o mercado?

Print Friendly, PDF & Email

Constantemente vemos o termo mercado sendo utilizado por economistas, jornalistas, políticos e outras diversas pessoas, nos jornais e na televisão. É bem provável que você já tenha ouvido esse termo diversas vezes. Porém, embora você conheça essa palavra, você realmente sabe o que é um mercado? Sabe qual é a importância dos mercados para a economia? O presente artigo se propõe a responder a essa e outras questões.

Uma definição bem aceita de mercado é “grupo de compradores e vendedores que, por meio de suas interações efetivas ou potenciais, determinam o preço de um produto ou de um conjunto de produtos” (PINDYCK e RUBINFELD, 2002, p. 7).

O mercado é o lugar onde a oferta e a demanda se encontram para determinar preços e quantidades de produtos e serviços a serem transacionados. Essas transações podem ocorrer tanto em um ambiente físico, como uma loja ou uma feira, quanto em um ambiente virtual, como um site de compras online.

Para o professor Rui Albuquerque, mercado é todo processo de interação humana de troca voluntária de bens e serviços.

A definição do professor Albuquerque enfatiza que a interação no mercado é um processo voluntário, ou seja, os agentes econômicos (compradores e vendedores) decidem livremente participar das trocas comerciais com base em suas próprias preferências e necessidades.

Além disso, a referida definição também destaca que o mercado não se limita apenas à transação de bens físicos, mas também inclui a troca de serviços e outros ativos, como mencionado anteriormente.

Para uma melhor compreensão, vejamos um dos diversos mercados que existem.

O mercado de ações é um mercado onde ocorre a compra e venda de ações de empresas. Os compradores e vendedores interagem para determinar o preço das ações. Esse mercado é importante porque permite que as empresas levantem capital para investimentos e expansão, além de oferecer aos investidores uma oportunidade de ganhar dinheiro com a valorização das ações e/ou por meio dos dividendos.

O mercado é essencial para o funcionamento da economia, pois é o principal mecanismo de alocação de recursos escassos em uma sociedade. Ele permite que os recursos, sejam eles financeiros, materiais, humanos, tecnológicos et cetera., sejam distribuídos entre as atividades econômicas.

Por meio do mercado, é possível determinar os preços de bens e serviços com base na oferta e na demanda, ajudando a orientar a produção, a distribuição e o consumo para atender às necessidades dos consumidores.

Além disso, o mercado estimula a inovação e o desenvolvimento tecnológico, incentivando a competição entre as empresas e possibilitando o surgimento de novos produtos e serviços.

Em resumo, o mercado é uma peça fundamental para o funcionamento da economia, desempenhando um papel importante na alocação de recursos escassos na sociedade. Compreender como os mercados funcionam é essencial para entender como a economia funciona.

Referências

PINDICK, R e RUBINFELD, D. Microeconomia. Tradução de Eleutério Prado. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

https://observador.pt/opiniao/eleicoes-e-partidos-uma-analise-praxeologica-da-direita/ (acesso em 12/04/2023).

*Gabriel Braga é Bacharel em Administração de Empresas e fundador da iniciativa Economia para Iniciantes.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal trabalha para promover a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada: no Estado de direito, no plano jurídico; na democracia representativa, no plano político; na economia de mercado, no plano econômico; na descentralização do poder, no plano administrativo.

Pular para o conteúdo