fbpx

Socialismo sempre falha, até o chamado socialismo democrático

Print Friendly, PDF & Email

Nos últimos 100 anos, o mundo viu mais de duas dezenas de experiências socialistas. Ele falhou em todos os países, em todas as vezes que foi tentado: implementaram uma forma de socialismo na União Soviética; na Iugoslávia, outra; o socialismo chinês diferia do socialismo da Coréia do Norte; o socialismo venezuelano não era o mesmo que o socialismo cubano – mas cada um desses experimentos falhou. Em resposta a esse catálogo de fracassos, os socialistas reclamam: “A ideia estava certa, mas nunca foi executada de maneira adequada!

Venezuela, socialismo do século 21

A última vez em que esquerdistas se entusiasmaram com uma experiência socialista foi há 20 anos, quando Hugo Chávez chegou ao poder na Venezuela. Intelectuais de esquerda em todo o mundo ficaram entusiasmados, considerando Chávez o fundador do “Socialismo do Século 21”. Chávez tinha um círculo de admiradores entre os intelectuais de esquerda até nos Estados Unidos. Uma das suas figuras mais proeminentes, Tom Hayden, que morreu em 2016, explicou: “Com o passar do tempo, prevejo que o nome de Hugo Chávez será reverenciado por milhões.” Outra torcida intelectual de esquerda de Chávez foi o professor de Princeton, Cornell West, que declarou: “Adoro que Hugo Chávez tenha feito da pobreza uma importante prioridade. Eu gostaria que a América fizesse da pobreza uma prioridade.” E a proeminente jornalista Barbara Walters se manifestou: “Ele se preocupa muito com a pobreza, ele é um socialista. O que ele está tentando fazer por toda a América Latina, eles vêm tentando fazer há anos, eliminar a pobreza. Mas ele não é o homem louco de que ouvimos falar… Ele é um homem muito inteligente.”

Mas mesmo esse experimento terminou em pobreza e ditadura. Nenhum outro país do mundo experimentou uma inflação tão desenfreada quanto a Venezuela. Dez por cento da população já fugiu. A Venezuela chegou até a importar gasolina do Irã, embora a Venezuela seja o país mais rico em petróleo do mundo. Aqueles que ficaram estão morrendo de fome. E o que os socialistas nos dizem? Eles dizem a mesma coisa que dizem depois de cada experimento socialista fracassado: “Desculpe, isso não era socialismo real.” Ou eles culpam os EUA por impor sanções econômicas, como se a Coréia do Norte, Cuba ou Venezuela pudessem ter sido economias prósperas se não fosse por essas sanções. É claro que isso é um disparate absoluto.

O processo é sempre o mesmo, como documenta Kristian Niemietz em sua obra principal, Socialism. The Failed Idea That Never Dies (Socialismo. A ideia fracassada que nunca morre). Nos primeiros estágios de qualquer novo experimento socialista, os intelectuais de esquerda o elogiam excessivamente. Os principais intelectuais ocidentais exaltaram Stálin e Mao, por exemplo, mas, depois do fracasso desses experimentos, eles disseram, “Bem, isso nunca foi socialismo real. As coisas definitivamente funcionarão melhor da próxima vez.” A questão é: o que devemos pensar de uma ideia que sempre falhou, que causou mais de 100 milhões de mortes?

Socialismo democrático?

O segundo argumento que os socialistas empregam é: então, vamos dar uma chance ao “socialismo democrático”! O “socialismo democrático” atraiu grande apoio de muitos políticos no hemisfério ocidental, incluindo a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, o senador Bernie Sanders e muitos esquerdistas do Partido Democrata. Na Grã-Bretanha, o líder do Partido Trabalhista Jeremy Corbyn foi um representante desse rumo político, mas foi deposto após a derrota de seu partido nas eleições gerais de 2019. Os britânicos, em particular, devem ser prudentes porque já haviam experimentado a dor causada pelo “socialismo democrático”. Em 1945, quando o Partido Trabalhista chegou ao poder nas primeiras eleições gerais do pós-guerra, ele implementou uma forma de socialismo democrático. As políticas do Partido Trabalhista espelhavam muito do que Bernie Sanders e outros socialistas esperam nos EUA hoje: impostos extremamente altos sobre os ricos e influência do Estado de longo alcance na economia.

O governo britânico tentou assumir o controle do setor privado. O economista Arthur Shenfield brincou que “a diferença entre os setores público e privado era que o setor privado era controlado pelo governo, e o setor público não era controlado por ninguém”. O Reino Unido tornou-se um exemplo clássico de socialismo democrático como a terceira via entre o comunismo e o capitalismo. Margaret Thatcher, que foi uma crítica aberta dessas políticas na época e mais tarde implementou sua própria série de reformas capitalistas, afirmou: “Nenhuma teoria de governo recebeu um teste mais justo ou uma experiência mais prolongada em um país democrático do que o socialismo democrático recebeu na Grã-Bretanha. No entanto, foi um fracasso miserável em todos os aspectos. Longe de reverter o declínio relativamente lento da Grã-Bretanha em comparação com seus principais concorrentes industriais, ele o acelerou. Ficamos ainda mais atrás deles, até que em 1979 fomos fortemente rejeitados como ‘o homem doente da Europa’”.

O economista alemão Holger Schmieding, que visitou o Reino Unido pela primeira vez no final da década de 1970 quando jovem, lembra-se de ter ficado chocado “com o péssimo padrão de vida em todo o país. Muitas famílias não tinham os eletrodomésticos que tínhamos em nossa cozinha, despensa e sala de estar em casa. Grandes partes do país pareciam estranhamente dilapidadas. O sistema de transporte antiquado e a qualidade abominável de muitos bens e serviços pioraram as coisas. Na época, o Reino Unido estava a quilômetros de distância dos padrões aos quais eu estava acostumado em casa ou daqueles que tive o privilégio de vivenciar alguns anos antes como estudante do ensino médio nos Estados Unidos. Se não fosse pela memória dos muitos soldados britânicos posicionados perto da casa dos meus pais próxima a Osnabruque na época, minha primeira visita ao Reino Unido poderia ter me feito duvidar de qual país realmente ganhou a guerra.”

Não foi até as reformas de Thatcher, introduzidas após sua vitória eleitoral em 1979, que a Grã-Bretanha, a casa do capitalismo, foi restaurada ao caminho capitalista. Vários milhões de novos empregos foram criados quando o governo Thatcher implementou seu programa de privatizações, cortes de impostos e desregulamentação.

Socialismo na Suécia

No auge do socialismo democrático na Suécia, que ocorreu entre 1965 e 1975, o número de funcionários públicos aumentou de 700.000 para 1,2 milhão. O estado interveio cada vez mais na economia e várias novas autoridades reguladoras foram criadas. Em 1960, para cada 100 suecos ganhando sua renda no setor privado, havia 38 recebendo seu dinheiro do estado. Em 1990, em contraste, para cada 100 pessoas que ganhavam a vida no setor privado, havia 151 recebendo a maior parte de sua renda do estado.

O socialismo prejudicou a economia sueca, levou a um declínio econômico drástico e levou muitos empresários frustrados a fugir do país. Um desses empresários desanimados, Ingvar Kamprad, o fundador da fabricante de móveis Ikea, emigrou para a Suíça para escapar do imposto sobre fortunas extremamente alto da Suécia.

Mas a Suécia moderna não é mais um país socialista – embora os impostos ainda sejam muito altos, mesmo depois de uma série de reduções drásticas. No entanto, na classificação da Heritage Foundation dos países mais livres do mundo economicamente, a Suécia está entre os 20 países mais livres do mundo economicamente.

Tanto no Reino Unido quanto na Suécia, as experiências com “socialismo democrático” falharam miseravelmente. Os resultados: desemprego em massa e crescimento econômico deplorável, países paralisados ​​por greves e declínios enormes na prosperidade. Em ambos os países, as pessoas viraram as costas ao “socialismo democrático” e adotaram as reformas capitalistas, que devolveram a prosperidade a seus países.

O socialismo, seja qual for a forma que tenha assumido, nunca funcionou – nem mesmo o “socialismo democrático”.

Rainer Zitelmann descreve as falhas do “socialismo democrático” no seu livro, The Power of Capitalism.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Rainer Zitelmann

Rainer Zitelmann

É doutor em História e Sociologia. Ele é autor de 26 livros, lecionou na Universidade Livre de Berlim e foi chefe de seção de um grande jornal da Alemanha. No Brasil, publicou, em parceria com o IL, O Capitalismo não é o problema, é a solução e Em defesa do capitalismo - Desmascarando mitos.

Pular para o conteúdo