fbpx

Se Marina vencer, como ficará a economia brasileira?

Print Friendly, PDF & Email

Mateus Maciel*

Marina3

As intenções de voto da candidata Marina Silva vêm crescendo. Na pesquisa divulgada na sexta-feira (29), a candidata do PSB está empatada com Dilma Rousseff e, caso as duas fossem para o segundo turno, Marina venceria a disputa. Deixando de lado incertezas políticas e escândalos de corrupção, como ficará a economia caso Marina vença as eleições?

É muito complicado fazer previsões em economia, mesmo tendo inúmeros dados. Ainda assim, analisando seu programa de governo, é possível ter uma ideia de como será o andar da economia durante o seu mandato.

Os assessores econômicos de Marina Silva são o professor Eduardo Giannetti (influente intelectual brasileiro), André Lara Resende (integrante das equipes do Plano Cruzado e Real) e o sócio da consultoria Datamétrica Alexandre Rands. Giannetti já disse que não participará do governo da candidata caso esta vença a eleição. Por outro lado, há rumores de que Lara Resende possa integrar a equipe, apesar de este não ter confirmado a informação.

A recuperação do tripé macroeconômico (regime de metas de inflação, geração de superávit primário e câmbio livre de manipulações do Banco Central) é um dos itens na pauta de reformas de Marina. O famoso tripé, criado durante o governo FHC, assegurou estabilidade econômica ao Brasil, mas acabou por ser esquecido pelo atual governo.

A autonomia do Banco Central vem também sendo defendida enfaticamente pela candidata. Durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula e durante o governo de Fernando Henrique, a independência do BC do poder Executivo garantiu que a taxa SELIC não fosse definida segundo interesses do governo.

Livre do controle do governo, o BC está menos propenso a gerar um boom de crescimento artificial, através da redução forçada de juros e expansão de crédito. Essa “marcha forçada” ocorreu duas vezes, durante o governo Lula e de Dilma Rousseff. Os brasileiros foram às compras, o que fez com que o PIB crescesse 7,5%, em 2010. Entretanto, isso elevou a inflação e o endividamento das famílias, o que contribuiu para a o baixo crescimento dos anos seguintes.

A criação do Conselho de Responsabilidade Fiscal (CRF), independente e sem vinculação a nenhuma instância do governo, também esta na pauta da candidata do PSB. Dessa forma, os gastos do governo seriam controlados com mais rigor, diferente do que ocorre atualmente, onde a “contabilidade criativa” impera nos balanços do governo.

Além disso, haverá estímulo a acordos bilaterais, o que acabaria por reduzir a dependência comercial do Brasil do Mercosul. A ideologia bolivariana, que une os governos da Venezuela, Argentina, Uruguai, Bolívia e do Brasil tem se mostrado bastante ineficiente e contrasta com a ideologia pró-mercado da Aliança do Pacífico, composta pelo Chile, México, Colômbia e Peru.

Basta saber se a candidata Marina Silva será capaz de colocar suas propostas em prática. Caso seu plano econômico seja seguido com rigor, o Brasil poderá crescer de forma sustentável, uma vez que haverá mais liberdade econômica, em relação a pouca que possuímos atualmente. Ainda assim, até (e se) seu governo começar, essas são apenas promessas.

*Estudante de economia da UERJ

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Um comentário em “Se Marina vencer, como ficará a economia brasileira?

  • Avatar
    03/09/2014 em 4:21 pm
    Permalink

    O autor do artigo não pensa diferente da grande maioria que tem a economia como criatura do governo e não de indivíduos que buscam suas próprias melhoras, que produzem bens e serviços para aumentar sua satisfação, e são os verdadeiros promotores do progresso. Na verdade o governo só atrapalha a economia e toda politica do governo se pode resumir em duas palavras; queima de capital. Com Marina ou sem Marina teremos sempre o intervencionismo que é a ação do governo diminuindo o escopo do mercado, ou seja, atrapalhando a vida dos indivíduos em seu afã diário de produzir bens e serviço que, a despeito do governo, é o que aumenta o bem estar de todos.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo