fbpx

Resposta a um leitor.  Ou: Por que o capitalismo liberal é o melhor modelo

Print Friendly, PDF & Email

Recebi ontem a seguinte mensagem do leitor Alex, preocupado com as más influências sobre sua filha, atualmente cursando a faculdade:

“Eu tenho uma filha de 20 anos, ela esta fazendo química na UFESP, tenho procurado mostrar a ela os valores das ideias liberais, mas sinto que tenho perdido essa batalha, acho que ela tem sido bombardeada por ideias socialistas e acho que tem sido ou da faculdade ou de alguns de seus amigos. Não sei como neutralizar essa influência, ou garantir que ela consiga raciocinar com equilíbrio e sensatez. Vocês poderiam me ajudar?”

Em primeiro lugar, eu diria que esse “bombardeio” é normal, não só na faculdade, mas também nos bancos escolares, desde a mais tenra idade.  Infelizmente, o ensino brasileiro está eivado de proselitismo ideológico.  O importante é que a família nunca perca o diálogo com esses jovens, e tente mostrar, sempre que possível, o outro lado da história. Por mais que às vezes seja difícil, isso deve ser feito sem confronto, de forma calma e paulatina.  Não adianta achar que com apenas uma conversa você irá conseguir reverter anos de doutrinação. É preciso paciência e perseverança.

Durante a juventude somos quase todos grandes idealistas e achamos que o mundo pode ser mudado (e moldado) de acordo com a vontade dos bem intencionados.  Este é o grande apelo das teorias revolucionárias com adolescentes e jovens em geral.  Eles costumam acreditar com unhas e dentes em velhos clichês socialistas, como “um outro mundo é possível” ou “de cada um conforme as suas capacidades, para cada um conforme as suas necessidades”.

Tendo isso em vista, é importante tentar demonstrar que, se utopias baseadas no altruísmo nunca deram certo, é porque vão de encontro à natureza humana, calcada muito mais no interesse próprio do que no altruísmo, uma virtude que, embora desejável em qualquer sociedade, jamais pode ser imposta de cima para baixo.

Por outro lado, a grande beleza do capitalismo está no fato de que os indivíduos só são recompensados quando satisfazem as demandas dos outros, ainda que isso seja feito exclusivamente visando aos próprios interesses. Minha renda, portanto, está diretamente ligada à satisfação do meu semelhante. O capitalismo não pretende extinguir o egoísmo inerente à condição humana, mas nos obriga a pensar nas demandas do próximo, se quisermos ser bem sucedidos.

Para explicar esse poder misterioso que leva os homens, cada qual trabalhando exclusivamente em busca do próprio ganho, a promover o interesse de muitos, Adam Smith cunhou a famosa metáfora da “mão invisível”. Segundo ele, se cada consumidor puder escolher livremente o que comprar e cada produtor escolher o que e como produzir, esse “jogo de interesses” será capaz de maximizar a produção e distribuição de bens e serviços, em benefício de todos.

Outro argumento importantíssimo, que deve ser sempre levantado, é a História do ser humano através dos tempos, e como essa verdadeira odisseia foi radicalmente alterada com o advento do capitalismo.

Por milhares de anos, quase todo ser humano viveu em estado de absoluta pobreza. Durante a maior parte da existência humana, a vida foi assustadoramente carente e precária. Faltava tudo, desde o pão, até a saúde. A palavra conforto não fazia parte do vocabulário de 99,9% dos homens. A expectativa de vida, nos primórdios do Império Romano era de menos de 30 anos, e permaneceu assim até o final do século XVIII.

A renda média, durante milênios, foi menor que US$ 900 por ano, a valores atuais. As pessoas mais ricas e poderosas do mundo viam suas crianças morrerem antes da idade adulta, não raro vítimas de infecções simples. Eles mesmos nem sempre podiam desfrutar de água fresca e limpa, ou de qualquer um dos milhares de produtos e serviços aos quais até os brasileiros mais pobres têm acesso hoje dia.

Como escrevi alhures, o lugar mais avançado do mundo no século XVIII era Londres. No entanto, o cotidiano da capital inglesa naquela época era terrível, principalmente quando comparado aos padrões atuais, a começar pelo meio ambiente. Segundo Liza Picard, as ruas de Londres eram nojentas. Por onde se andasse, havia uma mistura abundante e licorosa de esterco animal, gatos e cachorros mortos, cinzas, palha e excrementos humanos.

O fornecimento de água era contaminado com chumbo, matéria orgânica apodrecida e lixo variado. Imagine o grau de desconforto num lugar onde velas e sabonetes eram dois dos itens mais caros do orçamento familiar, a ponto de os chamados “fins de velas” serem produto altamente cobiçado no mercado negro.

A vida profissional começava bem cedo, e a limpeza de chaminés era um dos trabalhos para os quais as crianças eram escaladas com maior freqüência, até mesmo quando a chaminé encontrava-se  em chamas.

Muitos evitavam qualquer tipo de tratamento médico, pois o estado da medicina era tal que a tentativa de cura era muitas vezes pior que a própria doença. Não seria exagero, portanto, dizer que até para a realeza a vida era “pobre, sórdida, brutal e curta”, para usar a famosa expressão do filósofo Thomas Hobbes.

A partir de meados do século XVIII, porém, teve início uma revolução extraordinária na história da humanidade. No curto espaço de 250 anos, a população mundial aumentou mais de sete vezes e, apesar desse enorme crescimento demográfico, a renda real per capita cresceu 16 vezes. No mesmo período, a expectativa de vida mais que dobrou.

O que explica essa verdadeira revolução? Sem dúvida, o nascimento e evolução do que posteriormente se convencionou chamar de “capitalismo”. Sim, a principal mudança econômica e social dos últimos 250 anos de História foi a introdução e o desenvolvimento das chamadas instituições capitalistas, particularmente a propriedade privada, os mercados livres e o império da lei.

Sim, foi graças ao capitalismo liberal – um sistema que nasceu e evoluiu espontaneamente, e não foi parido da mente fértil de algum iluminado – que a imensa maioria dos nossos contemporâneos goza hoje de um padrão de vida bem acima do que, há apenas poucas gerações, era impossível até aos mais abastados.

Se eu fosse o Alex, convidaria sua filha a pensar nas maravilhas tecnológicas criadas pelo engenho humano no último par de séculos. Pensar nos automóveis, locomotivas, navios e aviões que facilitaram os deslocamentos humanos, bem como de suas mercadorias. Pensar nos eletroeletrônicos que facilitam e entretêm bilhões de pessoas mundo afora: geladeiras, televisores, máquinas de lavar, microondas, condicionadores de ar, computadores, telefones celulares. Pensar nos equipamentos médico-hospitalares, que ajudam a tornar a medicina muito mais eficiente e prática, como tomógrafos, centrífugas, aparelhos de ultra-sonografia, de ressonância magnética, microscópios eletrônicos, micro-chips, marca-passos. Pensar na indústria farmacêutica, nos avanços e nas descobertas frequentes que ela faz. Pensar, por exemplo, que, há apenas vinte e poucos anos, a maior parte dos doentes com úlcera gástrica terminava numa mesa de operações e que hoje essa é uma doença facilmente tratável com medicamentos. Pensar na agricultura e nos avanços de produtividade dessa área, que permitem alimentar um contingente humano que cresceu de forma geométrica nos últimos duzentos e poucos anos, contradizendo as previsões catastróficas de Malthus e muitos de seus seguidores.

Pois bem, esses avanços, e toda a fantástica geração de riquezas conseguida pelo homem, foram obtidos graças à divisão e especialização do trabalho e, acima de tudo, às instituições capitalistas. Sem isso, talvez 99% da população ainda precisasse trabalhar de sol a sol, morando sem qualquer conforto, sujeitos a condições extremas de insalubridade e impedidos de qualquer outra atividade na vida que não trabalhar, comer e dormir.

Sem a recompensa pessoal, seja ela fruto da remuneração do trabalho ou do capital (lucro) não há incentivo para que os indivíduos produzam, invistam, pesquisem, desenvolvam novas tecnologias, criem novos produtos. Analise a relação de ganhadores do Prêmio Nobel (inclusive os de química). Onde está (ou esteve) domiciliada a imensa maioria deles? Sem dúvida, em países onde há liberdade econômica e, consequentemente, a busca pela recompensa pessoal. Será que isso acontece por mero acaso?

Por outro lado, não se tem notícia de qualquer bem de consumo criado no seio das economias coletivistas (ditas altruístas) que tenha trazido algum benefício permanente para a humanidade. Com exceção das máquinas de guerra, das armas de destruição em massa, nada de relevante eles produziram. Para piorar as coisas, esses mesmos experimentos de planificação econômica, passados e atuais, em que os tiranos a tudo controlam, o processo de marcado é quase inexistente e o lucro individual proibido, redundaram sempre na escassez, no desabastecimento e na distribuição equitativa da pobreza.

O socialismo pode ser muito bonito no papel, mas na prática mostrou-se um grande desastre.  Talvez a maior prova disso seja o fato de que jamais se viu um só indivíduo tentando fugir de Miami para viver no paraíso cubano.  No entanto, milhares arriscaram suas vidas nos últimos 60 anos tentando fazer o caminho contrário, fugindo da igualdade forçada, em busca de liberdade e de um padrão de vida melhor, ainda que arriscado.  Novamente: será que isso aconteceu por acaso?

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

4 comentários em “Resposta a um leitor.  Ou: Por que o capitalismo liberal é o melhor modelo

  • Avatar
    29/05/2015 em 6:21 pm
    Permalink

    Caro amigo João, primeiramente gostaria de agradecê-lo por sua resposta, fiz o mesmo agradecimento lá no blog do Rodrigo
    Constantino, infelizmente eu li a matéria aqui somente hoje por isso meu comentário tão tardio, reproduzirei abaixo meu comentário postado no blog do Rodrigo, mas antes de fazê-lo gostaria de responder o senhor “Profeta Kurumim”, agradecer também a resposta que o Jonatas fez ao “Profeta Kurumim”:

    -ao Kurumim:
    Primeiro você não tem nada para ajudar minha filha, talvez fosse melhor você ajudar a si mesmo, limpar seu cérebro de anos de lavagem cerebral que sofreu, prova da sua incapacidade, você tropeça na sua primeira analise e definição, típico de quem se julga dono da razão, da verdade, achando tratar-se de uma filha do João, ele não precisa desse tipo de expediente para publicar matérias, esse tipo de expediente que você julga ter sido feito pelo João de criar factoides ou criar um pseudônimo pra expor um problema pessoal, gerar uma solução e tornar público é típico de pessoas como você que acreditam nessa sua ideologia fajuta chamada socialismo/comunismo,
    onde não se tem o menor constrangimento para inventar historias ou fatos, mas neste ambiente aqui, isso não acontece, o Instituto Liberal e seus pensadores são pessoas que prezam pelos valores morais, éticos, a lógica e a racionalidade e eu acredito neles, tanto que pedi a ajuda aqui, eu sou Alex Reis e o assunto é um pedido de ajuda contra a tentativa de doutrinação de minha filha executadas
    por pessoas sórdidas, eu pedi ajuda a alguém capaz de ajudar-me, sou uma pessoa simples tentando aprender algo de útil em um lugar limpo e sadio como é o Instituto Liberal, no qual eu confio e estou tentando sedimentar meu conhecimento no campo ideológico e político no qual eu era completamente alienado. Quanto a minha filha, considero-a sim um gênio e a trato assim, tenho muito orgulho
    dela, inclusive ela acabou de passar em um concurso público, isso pelos próprios méritos sem nenhum subterfúgio, e por ser minha filha, por ama-la, não deixarei que pessoas sem caráter engane-a, apesar da tristeza dela estar recebendo tais influências acredito que isso será útil a ela para o seu amadurecimento, quanto a sua doutrinação, ela não foi doutrinada e não será, porque confio na inteligência dela, porque eu farei o que estiver ao meu alcance para que isso não ocorra, e porque eu acredito em Deus e ele não permitirá, tenha
    certeza ela não será uma alienada funcional como são todos vocês que acreditam nessa farsa.
    Segundo, quanto ao restante de suas afirmações toscas, prefiro fazer uso da resposta do Jonatas que descreveu com muita propriedade seus devaneios.

    -ao Jonatas:
    Caro amigo, sua resposta foi implacável, precisa e certeira, permita-me fazer das suas palavras as minhas.
    Muito obrigado.

    -comentário postado no blog do Rodrigo Constantino:
    Alex Reis – 29/5/2015 às 1:19
    Caros amigos João Luiz Mauad e Rodrigo Constantino, muito obrigado pela resposta incrível, ontem acabei apagando o pedido de ajuda depois que escrevi porque fiquei com vergonha, me desculpe e obrigado novamente por ter se importado e respondido.
    Procuro conversar com ela sobre a situação atual, critico muito o governo atual, como nosso país se encontra hoje e qual o objetivo desse governo, que é a implantação desse sistema de governo socialista/comunista falido, mostrei o vídeo do lápis (a mão invisível), acho
    ele igualmente fantástico como sua resposta, mas confesso, é difícil expor todos os fatos de forma tão clara como você o fez, isso porque se trata de muitas camadas, muito dados, fatos, é preciso ter calma, paciência e perseverança. É difícil sim, mas não é impossível e eu não vou desistir de fazê-la compreender que ela esta sendo manipulada e mostra-la qual é o caminho certo.
    Quero lançar um alerta a todos os pais, cuidado, as manipulações ideológicas estão correndo solta nas faculdades, é preciso conversar com seus filhos e descobrir qual sua posição ideológica.
    Pra encerrar fica aqui minha mais profunda gratidão.
    Um Abraço.
    Alex Reis

    • Avatar
      29/05/2015 em 8:59 pm
      Permalink

      Reafirmando meu comentário baseado na sabedoria
      de “quem já viveu todos os regimes e sistemas criados pela “mente egoísta” dos
      seres humanos, sem eloqüência dialética ou frases de efeito, ficou claríssimo
      que o colega não entendeu “bulhunfas” a mensagem sutil, na qual quis dizer que “somente
      uma sabedoria Divina Onisciente é capaz de aquilatar o que é “esquerda ou
      direita” nesse sistema infernal criado pela mente “mesquinha, oportunista,
      castradora, escravagista que é o sistema capitalista. Você está totalmente
      enganado. Desconhece a verdadeira historia de “todas as nações que nasceram,
      cresceram e morreram no mundo”; sem falar das que foram dizimadas em nome do
      Rei; e não sabe do que está falando. Repete a enganosa ladainha dos pseudos
      gurus da sociologia e outras ciências inventadas para justificar um regime de
      ilusão, onde só os ricos e poderosos vivem “as delícias desse maquiavélico
      sistema”. Os mortos pelo que você fala pelo regime de esquerda foram e são todos
      proporcionados pela “amaldiçoada filosofia DO CAPITAL”, onde os maiores
      interessados são os fabricantes de armas.

      Só os ingleses assassinaram mais de 200 milhões
      para manter o regime da sua real majestade durante o seu domínio, antes que
      seus filhos bastardos, os americanos assumissem o comando depois da 2ª. Guerra. .
      Romanos, Filisteus, Persas, Gregos, Italianos, CHINESES, RUSSOS INGLESES e AMERICANOS,
      mataram mais em proporção do que a peste bubônica na Europa, tudo em nome do
      direito de dominar o MUNDO das finanças, nas suas devidas épocas e proporções. Em
      números redondos, a matança na Terra já está em 6 BILHÕES promovidas pelos
      amigos de Marx e afins. Eis apenas alguns números reais das vítimas do poder
      que vocês defendem sem saber:

      Segunda Guerra
      Mundial: Número estimado de
      mortos: 40.000.000
      a 72.000.000 pessoas

      Rebelião de An
      Lushuan: Número estimado de
      mortos: 33.000.000
      a 36.000.000 pessoas

      Investidas Mongóis:
      Número estimado de mortos: 30.000.000 a 60.000.000 pessoas

      Rebelião
      Taiping: Número estimado de
      mortos: 20.000.000
      a 60.000.000 pessoas

      Primeira Guerra
      Mundial: Número estimado de
      mortos: 15.000.000
      a 65.000.000 pessoas

      *Só aqui são mais
      de 300 milhões!

      Tudo em nome do CAPITAL. Repito, estude a
      história como ela foi e é não como lhe disseram como deve ser.

      Quanto à menina repito: Ela não é alienada, alienados
      são os que diante da realidade agem como o avestruz: – enfia a cabeça no buraco
      para não ver o perigo que o ameaça; demonstra critério, conhecimento, lógico e
      razão típica, espírito de solidariedade humana coletiva de que o mundo não pode
      ter sido feito para uma minoria de “sovinas”; e dos futuros sábios, que poderão
      conduzir o mundo ao verdadeiro e único sistema justo, (como tentou Lenin): O
      SOCIALISMO. ESTÁ CERTÍSSIMA e se não sabem, quer queiram ou não o socialismo é
      de origem Divina sintetizado na bíblia na seguinte frase: FAÇA AOS OUTROS
      AQUILOS QUE DESEJAS QUE FAÇAM CONSIGO MESMO!.

      Profeta Kurumim

  • Avatar
    28/05/2015 em 12:36 pm
    Permalink

    Caro amigo João, posso ajudá-lo e muito. Leia a sabedoria de quem tem 2 bilhões de encarnações:
    Sem delongas, você deveria estar dando saltos de euforia e felicidade por ter “CRIADO”
    uma Gênia! Sim sua filha é uma enviada “Divina” dotada de sabedoria e percepção
    em alto nível, por ter a capacidade de discernir o “joio do trigo” num universo
    corrompido pela maldição do capitalismo. Sim meu amigo, Marx era filho do Demo.
    Adam Smith era um egoísta, só pensava em preservar sua riqueza, logo é óbvio,
    que como Russeaux defendesse seu sistema assim como você o defende porque lhe é
    propício no momento. Só e somente só o SOCIALISMO comunista pode dar ao mundo a
    verdadeira Fraternidade, Justiça e IGUALDADE, onde todos têm o direito de
    usufruir os bens da Terra, e todos são iguais perante a Lei, MESMO! Sua filha não está sob má influência, mas
    está sob influência Divina, acredite se quiser. Agradeça a Deus por isso. (Se você acredita que Ele exista…)
    O socialismo só ainda não emplacou ai na Terra por existirem “AINDA INDIVÍDUOS CEGOS PELA ILUSÃO DO
    DINHEIRO” como a solução de tudo como você bem retratou. Por isso
    reafirmo, sua filha é uma iluminada, quiçá outras sigam e divulgam seus ideais.
    Estude a verdadeira essência do socialismo para saber do que esta falando. Logo, quem tem que se atualizar é o genitor dela.

    • Avatar
      29/05/2015 em 8:54 am
      Permalink

      “Sua filha e uma iluminada, ” uma enviada divina”. Vejam como a mente esquerdista se autor declara redentor dos homens, na mente dessa gente a missao de transformar o mundo alcancça dimensoes escatologicas. Falar em Deus é apenas um truque para revestir o dircurso como adereço e atrair incautos. Não é de admirar que essa gente, se é que assim podemos chamá-los, considera todos mortos pelos regimes de esquerda como culpados por suas mortes por nao enterem o ideal dos iluminados. 200 milhoes de assassinatos nao bastam para trazer a consciencia desse pessoal de volta.Começo a ser convencido por declaracoes como estas de que esquerdismo é uma doença, como alguns médicos tem afirmado, ou mesmo uma revolta cega contra Deus e contra a realidade, como afirma o Olavo.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo