fbpx

Pela democracia, é possível acabar com a liberdade?

Print Friendly, PDF & Email

Pela democracia, é possível acabar com a liberdade. Para isso, basta os liberticidas conquistarem o poder executivo ou legislativo pelo voto ou número suficiente para capturarem e perpetuarem seus agentes nos tribunais superiores e forças policiais.

No Brasil, a democracia sempre foi utilizada com esse fim. Ora tivemos menos autoritarismo, ora tivemos verdadeiras ditaduras funcionando por vontade popular, o que inclui a escolha de omitir-se deliberadamente do processo político, porque muitos pensam que liberdade, ou nem é tão importante assim, ou traz uma indesejável responsabilidade.

O que muitos não conseguem entender é que economia – nossas ações para criar e manter os valores que interessam para nossa vida – depende dos arranjos políticos que são materializados na forma da lei e do governo.

O que muitos também não conseguem entender é que a vida em sociedade para o ser humano só é possível se houver respeito e proteção aos direitos individuais:

– direito à vida, que significa: poder sustentá-la pelos próprios meios;

– direito à liberdade, que significa: poder agir de acordo com o próprio julgamento para criar os valores necessários à vida;

– direito à propriedade, que significa: poder manter ou dispor dos valores criados no exercício da liberdade; e, finalmente,

– direito à busca da felicidade, que significa: poder realizar sonhos e propósitos estabelecidos como objetivos a serem alcançados com base em tudo aquilo que o florescimento pessoal, as virtudes morais e o ambiente social puderem proporcionar.

Nenhum indivíduo, nenhum político, nenhum governo, nenhuma lei, nada nem ninguém, tem o direito de violar a vida, a liberdade e a propriedade dos outros. Nem mesmo a imensa maioria da população, nem mesmo através do processo democrático.

Se você não consegue entender como uma sociedade funcionaria assim, então, lamento dizer que sua capacidade cognitiva já foi afetada pelo sistema que quer fazer de ti uma peça do grande mecanismo, que os poderosos manipuladores das mentes alheias usam para proveito próprio, através da coerção, da força, da fraude, do controle e da espoliação.

Para um indivíduo libertar-se dos outros, ele precisa antes libertar-se das crenças, dogmas, falácias, mentiras, recalques que aprisionam sua própria mente.

O grego, o frade e a heroína, meu livro sobre Aristóteles, Tomás de Aquino e Ayn Rand, que explica a modernidade, suas causas e consequências, poderá te ajudar nesse caminho.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo