fbpx

Por que estamos ficando mais pobres?

Print Friendly, PDF & Email

Entre 2011 e 2020, o Brasil cresceu somente 2,2% enquanto o restante do planeta cresceu mais de 30%. Como nossa população cresceu pouco mais de 8%, na prática ficamos mais pobres.

Nesse mesmo período, o mundo cresceu 30%.
As economias emergentes cresceram 47%.

Por mais que alguém vá querer buscar um culpado, a verdade é que esse problema é antigo. São 40 anos crescendo em média 2% ao ano, algo inaceitável para uma economia com as características da brasileira.

Um dos problemas está nos privilégios e as distorções. O setor de serviços paga menos impostos que o setor industrial, que por sua vez tem forte proteção contra concorrência externa e se esconde em Manaus. Os trabalhadores rurais se aposentam mais cedo: uma mulher do campo para de trabalhar 10 anos mais cedo que um homem urbano – e todo mundo pega grana do BNDES.

Somos o país dos privilégios e dos subsídios.

Isso sem falar no funcionalismo público, classe mais privilegiada do país. Recentemente eles tiveram a cara de pau de pedir para o Instituto Butantan prioridade na fila da vacina! Nem a rainha da Inglaterra teve prioridade, mas o STF queria!

Fontes: https://mobile.twitter.com/leosiqueirabr/status/1341141542568947713

* Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo