fbpx

Por que algumas pessoas não buscam a liberdade?

Print Friendly, PDF & Email

liberdade_de_expressao_blog-jpg

O questionamento de hoje se baseia no fato do liberalismo parecer algo tão distante e inalcançável para algumas pessoas. Temos em nosso meio um mar de preconceitos e egoísmo por parte dos críticos as ideias liberais. Somos baseados na razão, enquanto doutrinas contrárias pregam em cima de um sentimentalismo que se sustenta a base de coerção e na dependência “amorosa” de um Estado forte.

Há quem tema a liberdade, acredito que seja por diversos fatores como, por exemplo, um mercado livre colocando em risco privilégios de muitas pessoas com a concorrência justa. Essas pessoas que temem a liberdade se sustentam com políticas de coerção e de poder sobre a liberdade de outras pessoas.

Essas são as pessoas que não defendem uma liberdade plena, são elas que barram a liberdade de outras que defendem ideias liberais embasadas em conhecimento concreto, conhecimento este que coloca em risco um poder garantido por um Estado forte e absolutista. A liberdade, sim, coloca em risco o privilégio de muitos que movem massas da população leiga para obter vantagens próprias!

Todo o meio que lute através de ideias de liberdades individuais e que consiga levar informação e questionamentos será em algum momento ameaçado (ou intimidado) por essas pessoas que não defendem a liberdade. Nesse momento de analise nos baseamos nas palavras de Mises de que somente ideias podem iluminar a escuridão. Nós Misetes desejamos com o trabalho de todos os meios assim como o nosso, que nossas ideias possam iluminar o caminho em busca de um mundo mais livre!

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Débora Góis

Débora Góis

Acadêmica de Economia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), articulista e membro fundadora do Clube Farroupilha (RS), membro do Conselho Executivo da Rede Estudantes Pela Liberdade (EPL) e membro fundadora do Grupo Misetes (RS).

Um comentário em “Por que algumas pessoas não buscam a liberdade?

  • Avatar
    06/06/2014 em 1:21 pm
    Permalink

    Certa vez um homem muito sábio disse: “o socialismo é composto de pessoas que abrem mão dos privilégios para não terem que assumir as responsabilidades”.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo