Por que algumas pessoas não buscam a liberdade?
O questionamento de hoje se baseia no fato do liberalismo parecer algo tão distante e inalcançável para algumas pessoas. Temos em nosso meio um mar de preconceitos e egoísmo por parte dos críticos as ideias liberais. Somos baseados na razão, enquanto doutrinas contrárias pregam em cima de um sentimentalismo que se sustenta a base de coerção e na dependência “amorosa” de um Estado forte.
Há quem tema a liberdade, acredito que seja por diversos fatores como, por exemplo, um mercado livre colocando em risco privilégios de muitas pessoas com a concorrência justa. Essas pessoas que temem a liberdade se sustentam com políticas de coerção e de poder sobre a liberdade de outras pessoas.
Essas são as pessoas que não defendem uma liberdade plena, são elas que barram a liberdade de outras que defendem ideias liberais embasadas em conhecimento concreto, conhecimento este que coloca em risco um poder garantido por um Estado forte e absolutista. A liberdade, sim, coloca em risco o privilégio de muitos que movem massas da população leiga para obter vantagens próprias!
Todo o meio que lute através de ideias de liberdades individuais e que consiga levar informação e questionamentos será em algum momento ameaçado (ou intimidado) por essas pessoas que não defendem a liberdade. Nesse momento de analise nos baseamos nas palavras de Mises de que somente ideias podem iluminar a escuridão. Nós Misetes desejamos com o trabalho de todos os meios assim como o nosso, que nossas ideias possam iluminar o caminho em busca de um mundo mais livre!
Certa vez um homem muito sábio disse: “o socialismo é composto de pessoas que abrem mão dos privilégios para não terem que assumir as responsabilidades”.