fbpx

Sobre as doutrinas da obediência e do dever

Print Friendly, PDF & Email

O homem é o animal das escolhas, porque ele é o único entre os animais que possui a faculdade do uso da razão. As doutrinas que pregam a obediência e o dever necessitam, em primeiro lugar, transformar seres racionais em seres incapazes, impotentes, imobilizados pela ignorância, pelo medo, pela submissão a qualquer autoridade que lhes prometa segurança e compaixão.

A primeira vítima dos doutrinadores da obediência e do dever é o nosso eu, a nossa autoestima.

O desejo de quem te quer obediente e servil é te transformar num cético tão extremado a ponto de te tornar incrédulo da tua própria mente, do teu próprio ser, para que seus dogmas sejam aceitos e suas ordens sejam seguidas cegamente, sem contestação.

Havendo questionamentos e contestações, a ira do poderoso cairá sobre quem ousar fazê-lo.

O objetivo das doutrinas que pregam a obediência e o dever é anular o eu que todos possuem, sacrificando-o em favor de outro ser, o qual será sempre representado por uma instituição abstrata.

O verdadeiro beneficiário do autossacrifício de quem obedece e serve é o agente com o poder para dirigir a instituição abstrata – seja o Estado, a igreja, a família ou qualquer outro grupo que resolva impor aos outros a ignorância e o medo para deles tirar proveito.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo