fbpx

O Rebelde Desconhecido e a ditadura chinesa

Print Friendly, PDF & Email

Quando estava estudando, lembro que em um determinado livro didático havia uma foto de um cidadão que parava em frente a tanques de guerra alinhados e segurava sacolas, simplesmente barrando a continuidade da frota.

Na época, eu não sabia o que representava, não conhecia o episódio a fundo e nem mesmo me interessei em observar o assunto escrito, pois encontrei meio sem querer em uma página qualquer, mas era impressionante como aquela imagem era forte mesmo sem eu conhecer o contexto.

Impressionava a força absurda que aquele cidadão desconhecido passava para quem visualizou e o quanto a imagem ficava voltando em leves flashes na minha cabeça.

Anos depois, tomei conhecimento do evento em que ocorreu a fotografia: os terríveis Massacres da Praça da Paz Celestial de 1989. Aquele evento, que até hoje é motivo de censura na China, demonstra a truculência absoluta de um estado ditatorial capitaneado pelo comunismo.

O homem chamado de “Rebelde Desconhecido” nunca teve seu paradeiro confirmado e surgiram várias versões sobre o seu desfecho que alternam entre o governo chinês o ter condenado à morte até ele viver escondido.

Não sabemos o real paradeiro do homem, mas o fato é que este se tornou um dos maiores símbolos da luta contra a autoridade e repressão da história e seu impacto deve ser sempre lembrado por todos.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Liberalismo Brazuca

Liberalismo Brazuca

Perfil focado na exposição de ideias e debates liberais.

Pular para o conteúdo