fbpx

Elon Musk e os liberais

Print Friendly, PDF & Email

A essa altura, todos ja sabem que o bilionário Elon Musk, dono do X (que continuo chamando de Twitter) desafiou as censuras e demandas inconstitucionais de Alexandre de Moraes e prometeu colocar todas à disposição do público, aumentando o barulho internacional sobre o que ocorre no Brasil graças à hipertrofia do Judiciário.

Nos últimos dias, além de abordarmos o tema na Conferência Atlantos, defendi que precisávamos promover uma melhor conscientização a respeito no exterior. Musk colaborou para isso, sejam quais forem as consequências de sua atitude, que não sei quais serão nem me atrevo a antecipar.

Já vi as mais variadas reações a essa escalada. “Musk não é herói”, reclamam alguns, acusando liberais e conservadores de estarem exaltando alguém que não seria tão digno ou virando líderes de torcida de magnatas.
“Nessa briga, torço para se destruírem”, dizem outros.

Quase não escrevo ou leio sobre grandes empresários e bilionários. Muitas vezes, meus amigos liberais citam alguns que não conheço nem de nome. Já disse muitas vezes a obviedade de que o liberalismo é uma visão social para todos e não apenas dos ricos; reconhece, isso sim, a legitimidade, moralidade, necessidade e oportunidade da riqueza. Desde Adam Smith, nunca foi meramente uma idolatria aos ricos. Reconhece-lhes, quando enriquecem honestamente, os méritos pelos riscos que correm e as invenções a que dão azo, as oportunidades que descobrem e os valores que geram.

Minha atividade é mais intelectual que empreendedora; interesso-me mais por autores e pensadores que empresários na maior parte do tempo. Pouco acompanho Elon Musk.

Falta, porém, a muita gente normalmente lúcida uma boa dose de senso de prioridades. Se você não gosta de algo ou de muito que Musk tenha dito ou feito e me vem com um “que eles se destruam”, admitindo que não seja apenas um ressentido contra ricos, me responda uma coisa: o que ele fez que ameace a sua liberdade de escolha ou expressão? O que Musk fez que constrangeu os seus direitos fundamentais?

Ele está tão-somente, neste momento, defendendo a recuperação do Estado de Direito no Brasil. Não me interessam as demais opiniões dele; o liberal deve apoiá-lo nisso sim.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Lucas Berlanza

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e presidente do Instituto Liberal, membro refundador da Sociedade Tocqueville, sócio honorário do Instituto Libercracia, fundador e ex-editor do site Boletim da Liberdade e autor, co-autor e/ou organizador de 10 livros.

Pular para o conteúdo