fbpx

A sabedoria de Margaret Thatcher

Print Friendly, PDF & Email

Margaret Hilda Thatcher, Baronesa Thatcher de Kesteven foi uma das políticas mais influentes do seu tempo. Nasceu no Reino Unido em 13 de outubro de 1925, e morreu no dia 8 de abril de 2013.

Confira uma das suas frases mais emblemáticas:

“Nunca esqueçamos esta verdade fundamental: o Estado não tem outra fonte de dinheiro além do dinheiro das próprias pessoas. Se o Estado quiser gastar mais, pode fazê-lo apenas tomando emprestado suas economias ou cobrando mais impostos. Não adianta pensar que outra pessoa vai pagar – essa ‘outra pessoa’ é você. Não existe dinheiro público; existe apenas o dinheiro dos pagadores de impostos.”

“Muitos de nossos problemas são devidos ao fato de que nossa gente se volta para os políticos para tudo.”

“A liberdade não é sinônimo de vida fácil. … Há muitas coisas difíceis sobre a liberdade: não lhe dá segurança, cria dilemas morais para você; requer autodisciplina; impõe grandes responsabilidades; Mas tal é a natureza do Homem e nisso consiste sua glória e salvação.”

“Os socialistas passam muito tempo buscando novos títulos para suas crenças, porque as versões antigas tornam-se desatualizadas e desacreditadas muito rápido.”

“O problema com o socialismo é que o dinheiro dos outros alguma hora acaba.”

“Em um sistema de comércio e mercados livres, os países pobres – e as pessoas pobres – não são pobres porque os outros são ricos. Na verdade, se os outros se tornassem menos ricos, os pobres provavelmente se tornariam ainda mais pobres.”

“Não pode haver liberdade a menos que haja liberdade econômica.”

“Queremos uma sociedade na qual somos livres para fazer escolhas, cometer erros, sermos generosos e compassivos. É o que queremos dizer com uma sociedade moral – não uma sociedade na qual o Estado é responsável por tudo, e ninguém é responsável pelo Estado.”

“Quando o governo faz o seu trabalho corretamente, as pessoas são livres para fazer o seu.”

“Ser livre é melhor do que não ser livre – sempre. Qualquer político que sugira o contrário deve ser tratado como suspeito.”

“Há muito a ser dito para tentar melhorar o destino de algumas pessoas desfavorecidas. Não há nada a ser dito sobre tentar criar o paraíso na terra.”

“A ‘mão invisível’ de Adam Smith não está acima de movimentos repentinos e perturbadores. Desde a sua criação, o capitalismo conheceu recessões e depressões, bolhas e espuma; ninguém ainda “desinventou” os ciclos econômicos, e provavelmente ninguém o fará; e o que Schumpeter famosamente chamou de “ventos da destruição criativa” ainda rugem poderosamente de tempos em tempos. Lamentar essas coisas é, em última análise, lamentar a explosão da liberdade em si.”

“O Ocidente é culpado pelos males do Terceiro Mundo somente na medida em que o Ocidente criou Marx e seus sucessores, entre os quais devem ser contados muitos daqueles que aconselharam os líderes do Terceiro Mundo nos anos do pós-guerra.”

“Alguns socialistas parecem acreditar que as pessoas deveriam ser números num computador estatal. Nós acreditamos que eles deveriam ser indivíduos. Somos todos desiguais. Ninguém, graças aos céus, é como qualquer outra pessoa, por mais que os socialistas possam fingir o contrário. Acreditamos que todos têm o direito de ser desiguais, mas para nós, todo ser humano é igualmente importante.”

“A escolha é a essência da ética: se não houvesse escolha, não haveria ética, nem bem, nem mal; bem e mal têm significado apenas na medida em que o homem é livre para escolher.”

“Nós não acreditamos que, se você reduzir o governo, você diminui sua autoridade. Pelo contrário, um governo que faz menos e, portanto, fez melhor, fortalece sua autoridade.”

“O individualismo sempre foi alvo de uma enorme quantidade de críticas. É amplamente assumido que seja sinônimo de egoísmo … Mas a principal razão pela qual tantas pessoas no poder sempre desprezaram o individualismo é porque são os individualistas que estão mais dispostos a evitar o abuso da autoridade.”

“Seja fabricado por mãos pretas, brancas, castanhas ou amarelas, um produto continua a ser um produto – e será comprado em qualquer lugar se o preço e a qualidade estiverem de acordo. O mercado é uma força libertadora mais poderosa e mais confiável do que qualquer governo pode ser.”

“Ser democrático não é suficiente, a maioria não pode transformar o que está errado em certo. Para serem considerados verdadeiramente livres, os países também devem ter um profundo amor pela liberdade e um respeito permanente pelo estado de direito.”

“Minhas políticas não se baseiam em alguma teoria econômica, mas em coisas que eu e milhões como eu fomos ensinados: um dia de trabalho honesto para um dia de pagamento honesto; viva de acordo com seus meios; pague suas contas em dia; apoie a polícia.”

“Para cada pacifista idealista disposto a renunciar à sua autodefesa em favor de um mundo livre de armas, há pelo menos um guerreiro ansioso para explorar as boas intenções dele.”

“Não há nada mais estratégico para qualquer país do que comida, mas nem por isso os governos devem sair por aí plantando batatas.”

“O espírito de inveja pode destruir; nunca pode construir.”

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

Pular para o conteúdo