fbpx

A importância do pensamento de Roger Scruton

Print Friendly, PDF & Email

Há quatro anos, morria Roger Scruton; porém, deixava seu legado vivo, sendo considerado o maior filósofo conservador da contemporaneidade, e por isso faço questão de lembrar de suas ideias na política, na arte e no meio ambiente.

Como seguidor de Edmund Burke, Scruton conciliou a crença no sistema político liberal, porém, sem acreditar no domínio absoluto, como se este fosse um sistema perfeito, sabendo de suas limitações, com a defesa do estado de direito, da lei, da propriedade privada e de valores como família e pátria, além de críticas ao progressismo, ao socialismo e ao relativismo moral.

Scruton entendia as artes como símbolos de criatividade e expressão da identidade de um povo, sendo também uma fonte de prazer, educação e experiência transcendental. Acusava a arte moderna de se desprender desses valores e perder sua identidade, além de defender que a beleza se trata de uma experiência universal e objetiva.

Scruton argumentava que a pauta do meio ambiente deveria ser abraçada por conservadores, pois ela se refere a uma defesa do lar e da propriedade, sendo crítico do denuncismo alarmista, das invasões ideológicas da esquerda culpando o capitalismo e do ambientalismo radical, acusando-o de defender o empobrecimento social.

Scruton é definitivamente uma figura que faz falta para a direita mundial.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Liberalismo Brazuca

Liberalismo Brazuca

Perfil focado na exposição de ideias e debates liberais.

Pular para o conteúdo