fbpx

Os sindicatos e as agências de emprego

Print Friendly, PDF & Email

Nos últimos tempos têm se tornado frequente a discussão sobre sindicatos. Alguns ressaltam a sua importância. Outros denunciam a sua politização. Independente de que lado se esteja, o fato é que os sindicatos têm como função a melhoria das condições da categoria.

Neste sentido, mesmo que se reconhecesse a importância dos sindicatos, a melhoria das condições da categoria não é – e nem pode ser – privilégio exclusivo das entidades sindicais, mas sim, da sociedade como um todo, assim como ocorre com a saúde e a educação, onde todos se engajam na construção da solução.

Por isso, uma forma de superar o histórico impasse entre trabalhadores, sindicatos e empresas é evoluir um degrau acima e trazer as agências de emprego para o mesmo patamar dos sindicatos, dando-lhes o mesmo poder de negociar as condições de trabalho dos seus associados. Isso provocaria uma concorrência entre agências e sindicatos em busca de associados, e ainda engajaria as entidades sindicais  – assim como já ocorre com as agências de emprego – a buscarem ofertas de empregos para os seus associados junto às empresas.

A história já comprovou há mais de um século que a livre concorrência sempre eleva a qualidade dos serviços e reduz o custo da sua aquisição, trazendo mais benefício à categoria à qual se destina. Por outro lado, não há necessidade de receio com eventuais abusos por parte das agências porque a justiça do trabalho já realiza o controle do que pode ou não ser negociado, inclusive invalidando diversas negociações sindicais por supostamente contrariarem a lei, circunstância que a Reforma Trabalhista tentou aperfeiçoar.

Desta forma, a sociedade teria não uma, mas duas entidades comprometidas na melhoria das condições de trabalho competindo entre si e disputando o mercado de associados, os quais avaliarão o custo/benefício de pagar ou não pelo serviço que oferecem.

Após a Reforma Trabalhista quebrar o gelo e iniciar o debate sobre as relações de trabalho neste país, já temos maturidade suficiente para iniciar mais um debate.

Sobre o autor: Adalberto Bueno é advogado trabalhista empresarial.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo