fbpx

O que muitos não sabem sobre o mercado financeiro

O técnico do Manchester City Pep Guardiola criticou o mercado financeiro ao defender “quem ganha dinheiro com trabalho” em detrimento de “quem ganha dinheiro dormindo”.

Contudo, o ato de investir na Bolsa de Valores vai muito além disso, sendo uma forma de as empresas conseguirem gerar empregos, renda e inovação.

Como investir na bolsa de valores gera empregos?

O mercado de capitais conecta poupadores e tomadores, otimizando a alocação de recursos e o fluxo de capitais. Ele permite que indivíduos diversos possam proteger seu dinheiro da inflação e em busca de rentabilização, investindo em grandes projetos de economia real.

Isso é feito de forma célere, transparente e acessível, e não apenas para empresas, mas também governos, que utilizam o sistema para financiar suas políticas públicas.

Não à toa, o desempenho do mercado de capitais de um país influencia diretamente na geração de empregos, inovações e no desenvolvimento econômico e social de uma região.

Por exemplo, em 2021, mais de 30 companhias abriram o capital na B3, a bolsa brasileira. Foram R$ 57 bilhões captados nesses IPOs (Oferta Pública Inicial, traduzindo a sigla em inglês). Esse dinheiro será utilizado, justamente, em investimentos para a expansão dessas empresas. Assim, elas podem ganhar mais escala, produzindo serviços e produtos melhores.

Assim, sem a bolsa, as empresas teriam menos formas de se financiar e os poupadores ficariam restritos em ativos com menor rentabilidade.

Inclusive, há evidências de que, nos países com mercados de capitais menos desenvolvidos, as empresas são, na média, menores e menos competitivas.

A ideia de que proteger e rentabilizar seu dinheiro na bolsa “enquanto você dorme” seria errado e que investidores em bolsas não produzem prosperidade é simplesmente errada.

Se, porventura, Pep Guardiola deixa seus 23 milhões de euros por ano no colchão enquanto dorme, na prática ele está exposto à perda de poder de compra pela inflação e deixando de financiar inovações, empregos e renda. Este é o papel do mercado financeiro!

Luan Sperandio

Luan Sperandio

Editor-chefe da casa de investimentos Apex Partners, analista político e colunista da Folha Vitória. Integra diversas organizações ligadas ao desenvolvimento de instituições com melhor ambiente de negócios, como o Ideias Radicais, o Instituto Mercado Popular e o Instituto Liberal, onde escreve desde 2014. É associado do Instituto Líderes do Amanhã.