fbpx

O novo mundo do mercado digital

Print Friendly, PDF & Email

A evolução do mundo segue um caminho cada vez mais tecnológico, impulsionando as relações sem fronteiras, sejam os relacionamentos em si ou as trocas comerciais.

Um dos impactos da pandemia em 2020 foi a intensificação das relações digitais. As restrições de contato físico limitaram a aproximação das pessoas, que, cada vez mais, buscaram seus refúgios. Alguns encontraram novos dons e reforçaram vínculos familiares; outros mergulharam no mundo da internet, explorando de forma mais intensa esse território.

Dentre os diversos pontos de ebulição do mundo digital, é possível destacar alguns.

O mundo digital permitiu que uma grande parcela da população pudesse se reorganizar frente ao mercado. Com a perda de emprego e a dificuldade de recolocação, algumas pessoas adotaram o formato autônomo como novo modo de trabalho no meio digital. Esse novo formato permitiu que houvesse evolução no mercado, mesmo diante de uma queda em diversos setores.

O mercado digital se intensificou em meio à pandemia, facilitando o acesso a diversos tipos de produtos, enquanto havia restrições de acesso a estabelecimentos ou devido ao próprio receio do indivíduo de estar em meio às pessoas. Mesmo quando vier a normalidade da circulação da população, ainda há um campo enorme de possibilidades. As pessoas cada vez mais buscam conforto e facilidade em suas compras ou outros tipos de serviço. Além desses benefícios, há algo precioso que valorizamos ainda mais: o tempo. A internet nos proporciona mais velocidade, economia de tempo de deslocamento, entre outros fatores.

O mercado digital traz uma certa liberdade: liberdade de transitar por diversos “lugares” em um curto espaço de tempo, facilidade de receber seu produto em casa no conforto. No que tange a serviços de ensino, também traz liberdade de estudar em seu lar, podendo flexibilizar seu tempo. Para o empreendedor, liberdade de poder escolher ter um estabelecimento físico ou não, dependendo do porte do seu negócio. Possibilidade de aumentar o alcance do seu público, com as divulgações, compartilhamentos e amplitude do território de entrega de mercadorias.

Alguns perceberão o universo de possibilidades que esse espaço proporciona. Outros irão identificar as barreiras, a dificuldade de acesso por terem desenvolvido pouca habilidade com a tecnologia, a insegurança de realizar pagamentos, o distanciamento das pessoas no convívio social, entre outros aspectos.

O posicionamento do indivíduo frente ao progresso do mundo é responsabilidade unicamente dele. É importante ter em mente se você quer viver no futuro hoje, ou se vai caminhar lentamente tropeçando nas pedras do caminho. Vai deixar-se limitar pelas dificuldades e desafios ou encontrar a evolução e liberdade que permeiam esse novo mundo?

*Amanda Furtado Costa é Associada Trainee do Instituto Líderes do Amanhã. 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo