fbpx

O Empreendedorismo como forma de Liberdade

Print Friendly, PDF & Email

Heitor Machado*

empreendedorismo3

A cultura empreendedora de um país está diretamente ligada ao seu desenvolvimento e já está comprovado que os criadores de riqueza são necessariamente os empresários que se arriscam meio às dificuldades criadas para que seu desejo possa acontecer. Apesar dessa comprovação, continua-se muitas vezes com a visão de ajuda, controle e regulação. Enfim, a famosa demanda por mais favores do Estado.

O advogado Vinícios Leôncio dedicou-se a fazer um livro que reunisse todas as leis que ditavam sobre tributação no Brasil e ele chegou a uma publicação de 2,10 metros de altura! É curioso também, saber que o advogado gastou 1 milhão de reais para produzir o livro e desses, 30% foram gastos em tributos. Em Singapura, hoje um dos países mais liberais economicamente do mundo, todas as regras sobre tributos para empresas podem ser colocadas em 2 folhas A4. Essa facilidade de empreender traz à cidade-estado o título de um dos lugares mais livres para se negociar e consequentemente mais criador de riqueza atualmente e também criador de mais empregos.

Também é importante salientar que a mentalidade empreendedora não está apenas presente naquele que é o sócio da empresa. Fosse isso, estaríamos recaindo sobre o erro tão comum da luta de classes, do empresário muito egoísta que só pensa em seu próprio umbigo. Quando o empregado tem em mente que o simples fato de estar alugando sua força de trabalho já ajuda a aumentar a capacidade de produzir mais e melhor, ele produz com mais afinco e o bom administrador o recompensará quando seus ganhos forem maiores. Caso isso não aconteça, fatalmente o empregador perde sua mão de obra para alguém que saiba que aquela mão de obra vale mais e estará condenado à falência no longo prazo.

Nessas incontáveis trocas voluntárias de bens e serviços, a utilidade marginal, já explicada pela Escola Austríaca, e os equilíbrios entre demanda e oferta se encarregam de dar o preço justo tanto à mão de obra quanto aos produtos e serviços ofertados. Mas a beleza do empreendedorismo ainda vai mais além, pois quando tudo parece realmente equilibrado, vemos mais um guerreiro com uma idéia inovadora e balançando o mercado. Aconteceu e continuará acontecendo, veio o CD e foram os LP’s, veio o MP3 e foram os CD’s. Essa é a destruição criadora do Capitalismo. Percebam que mesmo com os freios estatais, a liberdade acaba prevalencendo e transcendem espaços. Imagine que um amigo seu morasse em um outro país e você gostaria muito que ele ouvisse uma música que você acaba de ouvir num CD. Hoje, com a Internet essa tarefa se torna muito mais rápida e em questão de segundos você pode enviar o Link para o seu camarada desfrutar.

Quantas leis precisaram ser criadas para que todas essas quebras de Status Quo acontecessem? Em quantas dessas os criadores estavam efetivamente pensando em lucro? Hoje, mais do que nunca por conta da velocidade da informação, ficou mais fácil reduzir custos. O papel do empreendedor é encontrar lacunas no mercado e tirar proveito daquilo que ele acha que tem serventia ou acha que pode dar algum resultado. O final evidente disso é a meritocracia, se o produto for realmente bom será aclamado pelo mercado e disponibilizado para todos dispostos a pagarem. Caso não seja, ele estará fadado a buscar novamente uma lacuna.

Essa liberdade de empreender precisa ser motivada e tudo que se pede é que deixe acontecer. Quando na França de Luíz XIV foi perguntando aos comerciantes o que eles precisavam do Estado ? Eles disseram “laissez-faire”, os comerciantes queriam que deixasse acontecer. Incentivo do Estado é que deixe a livre iniciativa, deixe a concorrência acontecer sem protecionismo, deixe que os preços se ajustem e quem sairá ganhando são todos os indivíduos envolvidos nas trocas voluntárias. O Estado precisa deixar seu espírito paquiderme, lento e desajeitado que come demais com todo o respeito aos animais de tromba. Precisa deixar os verdadeiros criadores de riqueza serem livres para fazer o que fazem de melhor.

*Empreendedor e Liberal Clássico

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo