fbpx

O conceito de social democracia perante o liberalismo

Print Friendly, PDF & Email
Símbolo da social democracia
Símbolo da social democracia

Com a derrota da Alemanha na guerra, desaparecem os regimes de cunho nazi-fascista; em contrapartida, o regime comunista consolida-se na URSS e no leste europeu e expande-se pela África e Ásia. Entretanto, a ideia socialista-comunista começa, gradativamente, a perder seu encanto graças à evidente falta de liberdade e de resultados concretos. O economista e historiador norte-americano Irving Kristol observou, com razão, que o fato político mais importante do século XX é o fracasso do socialismo como forma de organização social.

Mas, curiosamente, a condenação aos regimes comunistas ou socialistas concentra-se no fato de neles não existir liberdade política; se fosse possível, presume-se, “democratizar” o socialismo, poderíamos enfim reunir as vantagens da democracia, desejada por todos, com as benesses do socialismo, imaginadas por muitos. Surge assim a social-democracia, ou seja, o corpo de ideias que combina a liberdade no plano político com o intervencionismo estatal no plano econômico.

No Terceiro Mundo e sobretudo na América Latina, a social democracia é adotada por quase todos os partidos políticos. Sendo liberal, democrata, em política e socialista, intervencionista, em economia, promete mais do que pode dar (comportamento típico do populismo). De frustração em frustração, vacilante e inoperante diante da realidade que não consegue entender, procura enfrentar os problemas apenas pela via retórica e acaba gerando o desejo de intervenção, a fim de “pôr a casa em ordem” (regimes militares). Essa alternância de militares e populistas, ambos intervencionistas, tem sido a saga da América Latina e a grande causa de sua má performance econômica.

Artigo retirado do livro O Que é o Liberalismo, de Donald Stewart Jr., editado pelo Instituto Liberal desde 1988 e à venda em nossa livraria por R$ 10,00 (frete não incluso). Adquira essa e outras obras e colabore com o trabalho do IL.
– Envie um e-mail para cibelebastos@institutoliberal.org.br
– Ou acesse nossa loja virtual
aqui.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Donald Stewart JR

Donald Stewart JR

Engenheiro civil, empresário, intelectual, Donald Stewart Jr (1931-1999), criou o Instituto Liberal em 1983 com o apoio de um pequeno número de amigos do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Presidiu o Conselho de Mantenedores em diversos períodos. Após a criação do IL do RJ, mais sete instituições análogas foram inauguradas em seis estados e no Distrito Federal.

Pular para o conteúdo