fbpx

O capitalismo, os empresários e o Estado

Print Friendly, PDF & Email

Muitas pessoas não sabem o trabalho que dá usar a cabeça para criar um meio de subsistência que, além de satisfazer as necessidades de dezenas, centenas, milhares, milhões de pessoas, ainda gera oportunidades para quem quer ganhar salário fazendo o que sabe.

Capitalismo vem de capital que vem de caput que significa cabeça. O que realmente cria riqueza são as ideias inovadoras que geram valor para as pessoas, os consumidores que pagam para o empresário colocá-las em prática reunindo todos os recursos necessários para tornar possível a felicidade das pessoas.

Empresários criam riqueza junto com seus funcionários que ajudam, cada um com o seu ofício, a colocar em prática ideias preciosas.

Empresários, empregados, consumidores criam valor através da cooperação voluntária e de trocas livres obedecendo uma ordem espontânea chamada mercado.

Quem se aproveita dessa comunhão de virtudes sem criar nada, são as máfias que para se apropriar dos valores criados usa a força para tirar o que quer dos indivíduos produtivos sem dar nada em troca.

É nisso que governos, como o que temos no Brasil, se transformaram. Em vez de prover segurança e administrar a justiça, agem como as máfias que deveriam combater. O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente.

Vivemos sob o domínio dos mafiosos que, não de hoje, capturaram e corromperam o Estado e que lutam, com todas as forças que monopolizaram, para corromper o mercado angariando assim, além do poder coercitivo que já possuem, o poder econômico que os sustentará na posição de controle até o fim dos tempos.

O mundo saiu da miséria generalizada a partir da institucionalização do capitalismo e da proteção legal da sua essência, o trabalho intelectual dos criadores de ideias que podiam se transformar em bens para usufruto da humanidade que deveria por eles pagá-los.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Roberto Rachewsky

Roberto Rachewsky

Empresário e articulista.

Pular para o conteúdo