fbpx

O anão diplomático voltou! Ou: Dilma, chega de nos envergonhar internacionalmente!

Print Friendly, PDF & Email

Durante a última operação militar Israelense em Gaza – para dar um basta aos lançamentos de foguetes do Hamas contra cidades do Sul de Israel, o governo brasileiro liderou os países da América do Sul na condenação precipitada e anti-semita de Israel. Não bastasse as notas diplomáticas e os discursos vazios, Dilma Roussef, ainda, chamou o embaixador brasileiro em Tel Aviv de volta à Brasilia.

“Esta é uma demonstração infeliz do porquê o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua a sendo um anão diplomático”, disse na época o porta-voz do Ministério do Exterior israelense: Yigal Palmor. O adjetivo, muito bem empregado, nunca foi tão verdadeiro para representar a posição do Brasil em assuntos internacionais.

O mundo inteiro está perplexo com os brutais ataques terroristas na França, que mataram 17 pessoas: 12 funcionários da satírica revista Charlie Hebdo, quatro pessoas no supermercado judeu e uma policial. Porém, enquanto representantes oficiais de todo o mundo publicamente concederam seus votos de simpatia às famílias das vítimas, o governo brasileiro manteve-se calado até o último minutor.

Somente depois que o embaixador francês no Brasil implorou por uma declaração oficial da Dilma que seus assessores escreveram e publicaram, às pressas, palavras frias de condolências. O Brasil não só tem-se mantido calado referente a práticas terroristas, guerras civis, como o que ainda ocorre na Síria, e outras barbaries, como a repressão à opositores na Venezuela, como tornou-se apoiador direto aos direitos dessas organizações terroristas e governos totalitaristas de existir e agir à qualquer custo.

A última vez que Dilma falou na ONU, ela defendeu a rídicula idéia de que países ocidentais deveriam abrir diálogo com o Estado Islâmico para alcançar a paz no Iraque e na Síria, sugerindo que todos nós, simplesmente, deveríamos esquecer e perdoar a decapitação, estupro, massacre, tortura e escravidão que o EI está cometendo nesses países, além de reconhecer o califado como um Estado. No mundo utópico de Dilma, é suficiente apertar as mãos de terroristas, pedir para que parem o genocídio contra aqueles que diferem de sua ideologia e sair cantando what a wonderful world.

Apesar da rica cultura, maravilhosa paisagem e incrível povo, o atual governo conseguiu pintar um Brasil diferente para o mundo, tornando-o muito menos amigável em assuntos internacionais, fingindo-se de cego sobre o terrorismo, apoiando governos totalitários e demonstrando uma postura totalmente tendenciosa contra os EUA, União Européia, Israel e seus respectivos povos.

O anão diplomático voltou! E tudo indica que ele estará por entre nós por mais quatro anos, minimizando o potencial brasileiro, ofuscando sua riqueza e trazendo profunda vergonha para os brasileiros que não concordam com esta política externa extremista.

Nota: adaptado do texto publicado no Jornal The Jerusalem Post

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Daniel Rabetti

Daniel Rabetti

Professor assistente na Interdisciplinary Center Herzliya, Israel, e escreve para os jornais The Jerusalem Post e Times of Israel. Alguns de seus artigos foram publicados em blogs, revistas e jornais de grande circulação em Israel e no Brasil.

2 comentários em “O anão diplomático voltou! Ou: Dilma, chega de nos envergonhar internacionalmente!

  • Avatar
    15/01/2015 em 12:35 pm
    Permalink

    Realmente, a atuação do Brasil sob o PT é débil, para dizer o mínimo. O texto é perfeito em tudo. Mas, fiquei curioso. O que quer dizer antissemita, afinal? Ser antissemita é tomar qualquer posição crítica e contrária à atuação do Estado de Israel, dos judeus ou de algum judeu em particular? Ninguém pode criticar Israel ou algum judeu que já racista e antissemita? Ora, Israel é o Estado mais racista da atualidade, e falo isso com a consciência limpa, provas disso não faltam.

    Lamentável essa parcialidade de vocês e de todos os que apenas se dizem liberais! Lamentável!

  • Avatar
    15/01/2015 em 10:27 am
    Permalink

    Eu sou da área de Relações Internacionais e fico absurdamente envergonhada com a postura adotada pelo Brasil, principalmente nos últimos quatro anos e que será mantida pelos próximos 4, ao que parece.
    Também fico envergonhada pelo que está acontecendo com o Itamaraty, que tem um corpo formado por pessoas extreamente competentes e que ficam nas mãos dessa moça.

    Anão diplomático é pouco.
    Triste isso.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo