Nota oficial – Aniversário do Instituto Liberal

Há exatos 37 anos, em 16 de janeiro de 1983, começava a bonita história de que hoje temos orgulho de fazer parte.

Para disparar o incêndio de autores, ativistas e parlamentares embebidos em teorias liberais, foi preciso que, por longo tempo em que pareciam falar sozinhos, alguns liberais mantivessem a chama acesa – uma chama solitária, ignorada, cercada de silêncio, mas uma chama viva. A geração contemporânea de liberais deve muito ao esforço desses pioneiros.

Esses pioneiros e desbravadores que mantiveram a chama acesa fizeram um esforço de possibilitar um diálogo outrora difícil e escasso com a literatura liberal estrangeira. Sem isso, esta avalanche que vivemos certamente teria muito pouco material sobre que se apoiar. Em sua grande maioria, eles se reuniram sob a égide de uma instituição que existiu graças à coragem e à ousadia de um empreendedor, que ousou nadar contra a maré, decididamente convencido de que as ideias com que travava contato eram o caminho da prosperidade. Esse empreendedor foi Donald Stewart Jr. e essa instituição é o Instituto Liberal.

Congratulamos hoje a todos que fizeram e fazem parte dessa história. Que, honrando aqueles que mantiveram a chama acesa, possamos trazer contribuições valiosas a este incêndio.