fbpx

No socialismo todos ficam igualmente com fome

Print Friendly, PDF & Email

A Venezuela resolveu criar um programa chamada “Cozinheiras da Pátria”, que é um grupo de mulheres que preparam refeições nas Casas de Alimentação do país para a população de baixa renda com o objetivo de combater a fome. Não vai dar certo, claro. O problema venezuelano não é a ausência de cozinheiras e sim as ideias econômicas socialistas, que Guilherme Boulos e sua turma tanto admiram.

Submetidos à chamada ironicamente de “Dieta Maduro”, 75% dos venezuelanos emagreceram em média quase 9 quilos em 2016. No mesmo ano, mais da metade das crianças monitoradas entre outubro e dezembro em quatro regiões do país, incluindo a capital, apresentavam quadro de desnutrição ou corriam risco de ficarem desnutridas.

O interessante no socialismo é que todos ficam igualmente com fome. Hoje 68% da população consome menos de 2.000 calorias por dia e não há diferenças notáveis entre os setores mais pobres e os mais ricos nesses aspectos. De acordo com o El País, embora a camada com renda mais alta consuma cinco vezes mais carne do que a mais pobre, a maioria da população consome menos proteína do que as 51 gramas recomendadas por dia. Apenas 32% da população alcança esse mínimo.

Se no passado os venezuelanos tinham a maior renda per capita da América do Sul, hoje 80% beiram a pobreza extrema. Nos últimos seis anos, a economia do país caiu para menos da metade. A situação é tão ruim que o governo venezuelano parou de publicar estatísticas – lembrando aquele velho espantalho de atacar o mensageiro e não a mensagem. Mais de 10% dos habitantes emigraram – a imensa maioria em idade economicamente ativa.

Guilherme Boulos e sua trupe tentam justificar o fracasso venezuelano dizendo que o país sofre da “Doença Holandesa”, o que é uma grande mentira. A Venezuela nunca foi forte na exportação de manufaturados e, de todos os problemas do país, câmbio valorizado não é um deles.

Boulos está para a economia assim como Lula está para a honestidade: são totalmente incompatíveis.

* Artigo publicado originalmente na página Liberalismo Brazuca no Facebook.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo