fbpx

Maioridade penal, utilitarismo e justiça

Print Friendly, PDF & Email

 

Me responda uma coisa, caro leitor:  se eu lhe mostrasse algumas pesquisas científicas mostrando que a volta da escravidão teria efeitos benéficos sobre o crescimento econômico e o bem estar da maioria da população, você apoiaria uma lei reinstituindo a escravatura no Brasil?

Provavelmente, a imensa maioria das pessoas, senão 100% delas, não concordaria com isso, pois nenhum benefício social compensaria a privação da liberdade de alguns, contra as suas respectivas vontades, ainda que em benefício de muitos.

Este é um exemplo clássico de como as análises estritamente utilitaristas podem resultar em políticas absolutamente equivocadas do ponto de vista moral.  Mas há outros, embora nem sempre tão claros.  Peguemos o caso da maioridade penal.   Quem é contra a mudança da lei costuma argumentar que a sua alteração não reduziria os índices de criminalidade, pois o número de delitos cometidos por menores seria muito pequeno (não vou entrar aqui no mérito dessa questão e considerarei a premissa verdadeira, para efeito de argumentação).

Noves fora a completa indecência que é dizer isso às famílias das vítimas de menores de dezoito anos, esse é um argumento falacioso, e isso é muito fácil de demonstrar.  O número de crimes cometidos por maiores de sessenta e cinco anos, por exemplo, provavelmente é muito menor do que o número de crimes praticados por adolescentes entre dezesseis e dezoito anos.  Entretanto, não há uma só viva alma que defenda o absurdo de limitarmos a responsabilidade penal aos menores de 65 anos – eu, pelo menos, nunca vi.

Isso porque as sociedades não castigam seus criminosos com o objetivo prioritário de tentar reduzir a criminalidade, embora esta seja uma das suas conseqüências práticas – já que os seres humanos respondem a incentivos e, quanto maior a certeza da punição, menores serão os delitos.

Assim, quando tiramos um criminoso de circulação, além de darmos exemplo aos demais para que não ajam da mesma forma, estamos colocando em ação um mecanismo de defesa da própria sociedade, impedindo que aquele delinquente pratique outros crimes (ação preventiva).

Mas, acima de tudo, ao apenarmos um criminoso estamos redimindo ou, de alguma forma, compensando as suas vítimas (ação retributiva).  Esta última função da pena – seja ela restritiva de liberdade ou pecuniária – é que caracteriza aquilo que convencionamos chamar de FAZER JUSTIÇA.  Em outras palavras, não existe justiça sem o respectivo castigo ao agente infrator, independentemente do fato de se estar contribuindo ou não para a redução dos índices de criminalidade no atacado.

Portanto, o debate sobre a redução ou não da maioridade penal deveria estar restrito ao estabelecimento da capacidade do agente de distinguir entre o que é certo e o que é errado.  Jovens de dezesseis anos, perfeitamente aptos a votar, podendo até ser emancipados pelos pais, têm perfeita noção do que estão fazendo, quando roubam ou matam alguém?  É isso que interessa.  O resto é blá blá blá  ideológico.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad

João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal. Escreve para vários periódicos como os jornais O Globo, Zero Hora e Gazeta do Povo.

2 comentários em “Maioridade penal, utilitarismo e justiça

  • Avatar
    17/06/2015 em 7:42 pm
    Permalink

    Muitos criminosos com mais de 18 anos, talvez a maioria, foram menores criminosos. Se a maioridade penal for alterada, isso certamente desestimulará o crimne entre os adolescentes. Mais ainda: se o menor for condenado a 10 anos de cadeira, por exemplo, haverá uma redução drástica nos crimes praticados por jovens entre 18 e 28 anos. Eu tive uma filha de 21 anos, estudante de medicina, assassinada por um jovem nesta faixa de idade que começou a cometer crimes muito cedo. Se ele estivesse preso na época, minha filha estaria viva.Aos que são contra a redução da maioridade, que adotem crianças desamparadas, antes que elas entrem para a criminalidade. Que saiam do seu conforto e participem ativamente de programas educacionais em prol dessas crianças. Depois de se tornarem assassinos, traficantes, assaltantes, é muito mais difícil ajuda-los e a reclusão pelo menos deixará a sociedade mais segura.

  • Avatar
    17/06/2015 em 9:53 am
    Permalink

    João Luiz Mauad, com argúcia, clareza, concisão e objetividade, resumiu tudo em seu texto acima.

    Meu comentário:
    A punição penal
    não a visa a “acabar com o problema da criminalidade”. A punição é a
    reação a um mal feito intencional; visa a uma reparação, em parte, da dor
    causada a uma vítima e a seus familiares, é a reação natural de defesa de
    qualquer animal que, no caso dos humanos, foi assumida – na teoria – pelo
    Estado. Só que o Estado, nesses casos, é uma FICÇÃO; se o Estado não o protege,
    você tem o direito moral e legal de se proteger; a punição prevista na lei é
    uma vingança legalizada, que visa a – teoricamente – substituir a vingança
    pessoal; após a pena, isto sim, em segundo plano, vem a oferta de recuperação;
    estigma por ser ex- detento, presidiário, apenado ou outro adjetivo qualquer,
    não é culpa da sociedade, mas unicamente do indivíduo que, tendo um corpo sadio
    e forte, com todos os membros e sentidos funcionando, e vendo diariamente em
    torno de si milhões de pessoas afobadas correndo para o trabalho e de volta
    para casa, RESOLVEU atacá-las, na traição, com armas, para arrancar-lhes, à
    força, mesmo mutilando-as ou matando-as, o que ele sabe muito bem que tem de
    ser obtido com trabalho: bens de consumo e dinheiro para comprá-los. Fora isso,
    qualquer filosofia pedagógica barata é lucubração de comunista, de ingênuo ou
    de quem nunca sentiu uma faca entrando no pulmão, sem ter feito nada para
    merecê-la.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo