fbpx

Luta de classes

Print Friendly, PDF & Email

luta-classes-marx

O governo conseguiu uma importante vitória essa semana, ao aprovar na Câmara em primeiro turno a “PEC do teto”, por 366 votos a favor e 111 contra. Ainda falta aprová-la em segundo turno e passar pelo Senado, mas a margem da vitória anima todos aqueles que compreendem a importância da medida. De forma bem resumida, o maior problema do Brasil hoje é o descontrole dos gastos públicos. O PT deixou o governo literalmente falido, com um rombo gigantesco. Limitar o estrago para permitir que a economia retorne aos trilhos é a missão de vida do presidente Temer, e ele parece ciente disso.

A PEC do teto é um importante passo nessa direção. Mas não se iludam: é apenas o primeiro, de muitos outros necessários. Sem reformas estruturais, como a previdenciária, o teto será inócuo e vai cortar apenas investimentos, já escassos. A verdadeira questão é que as promessas irreais da Constituição não cabem no nosso PIB. E os gastos públicos aumentando acima da inflação geram mais pressão inflacionária, já que não há espaço para aumento de impostos no País. O imposto inflacionário, o mais nefasto de todos, que prejudica especialmente os mais pobres, tem seu DNA na lambança fiscal. É fundamental compreender isso.

Marx falava em uma suposta luta de classes entre capital e trabalho, mas estava errado. Economia não é um jogo de soma zero, e ambos podem ganhar com o aumento da produtividade. Mas existe uma luta de classes sim: aquela entre privilegiados do Estado e os demais, entre consumidores e pagadores de impostos. Como os recursos são escassos, a gestão pública precisa administrar conflitos de interesses. De um lado temos todos aqueles interessados em mais vantagens estatais, e do outro aqueles que trabalham para pagar a fatura. E mesmo do lado dos servidores públicos há muitos que entendem a insustentabilidade da situação atual e querem mudanças, até para preservar certas conquistas.

Leia mais aqui.

 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Presidente do Conselho do Instituto Liberal e membro-fundador do Instituto Millenium (IMIL). Rodrigo Constantino atua no setor financeiro desde 1997. Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), com MBA de Finanças pelo IBMEC. Constantino foi colunista da Veja e é colunista de importantes meios de comunicação brasileiros como os jornais “Valor Econômico” e “O Globo”. Conquistou o Prêmio Libertas no XXII Fórum da Liberdade, realizado em 2009. Tem vários livros publicados, entre eles: "Privatize Já!" e "Esquerda Caviar".

Pular para o conteúdo