fbpx

Hoje é festa lá no DCE

Print Friendly, PDF & Email

PondéAbro esta coluna com o alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), para quem era“preciso proteger os fortes dos fracos”, contra a “doença do niilismo”. Volto a outro filósofo, o pernambucano Luiz Felipe Pondé, com quem abrira a coluna da semana passada: coincidentemente, na segunda-feira, bombou seu artigo ressaltando que, no Brasil, “ser jovem e liberal é péssimo para pegar mulher”.

Alvíssaras no outro mundo encantado! Oreassa entregou que seus pares não pegam nem resfriado! Houve quem lesse até confissão de inépcia própria: “Pondé anuncia celibato!”, manchetou o (mais involuntariamente) humorístico “Piauí Herald”, sobre o cinquentão e seu texto iniciado com “ser jovem”.

Para usar o linguajar mimético das redessociais, “só que não”… A referência extratextual em outros artigos do casadão Pondé situa a incompetência, tal como a covardia intelectual, onde elas estão: na mediocridade, que “é enturmada e anda em bando”.

Como “as [pessoas] menos dotadas odeiam as mais dotadas”, para livrar-se da maldição dos fracos, convém não ser forte – no sentido intelectual e de personalidade. Quem xinga muito no Twitter contra a existência de intolerantes como Pondé, pratica o puro “Marketing do Bem” por ele definido: não tem “a coragem de alguns de resistir às glórias de fazer parte da torcida e do rebanho”. Como diz o neo-odiado Lobão, “o frouxo unido jamais será indivíduo”. E tal qual nos filmes adolescentes americanos, necessita ser popular.

Originalmente publicada no jornal Destak em 23 de abril de 2014.

PS: reparem no link para o livro do Grande Lobo que ele vaticina “Mas querem saber de uma coisa? Foda-se a patrulha!”, pouco antes da frase citada. É, não para quem mendiga curtidas nofeice

PS 2: Esses mesmos que apelam para o marketing pessoal do bem na rede, aproveitando o dia de hoje, podem  fazer que nem São Jorge na festinha do DCE, encarando aquela suvaquenta para dizer que pega alguém – quem odeia o Pondé pode adotar o grande pensador Dadá Maravilha como filósofo de cabeceira, melhor que os livre-docentes da USP…

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

João Pequeno

João Pequeno

Jornalista. Repórter e editor de Brasil do Jornal Destak, com passagens por O Dia, Jornal do Brasil, G1, Terra e Folha de S.Paulo

Um comentário em “Hoje é festa lá no DCE

  • Avatar
    23/04/2014 em 9:26 pm
    Permalink

    Opa, há vida liberal no Destak!

    Que boa notícia!

    Vou mandar meu currículo rs

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo