O dia 28 de outubro na história do Brasil
Em 28 de outubro de 1966, Carlos Lacerda publicou na Tribuna da Imprensa o Manifesto da Frente Ampla, iniciando uma união com seus maiores inimigos políticos para reivindicar eleições livres e impedir uma ditadura militar. Escrevi a respeito em meu livro “Lacerda: A Virtude da Polêmica”:
“Para Lacerda, os militares estavam transformando a administração pública em um comando de técnicos em que todas as lideranças civis e populares seriam, por mais uma vez na história brasileira, dilaceradas. Desta vez, porém, eles haviam substituído a institucionalidade frágil que marcara o país por uma tutela tecnocrática inteiramente dirigida por eles e por quem com eles – ou, antes, com aqueles entre eles que dominavam o Executivo – estivesse.
Para combater esse resultado, Lacerda estava disposto a tudo, até ao sacrifício de se aliar a antigos inimigos, desde que, estabelecendo-se um acordo de que não haveria retorno ao estado de coisas anterior e de que determinados avanços seriam preservados, eles se apresentassem como representantes de correntes civis que ainda existiam na sociedade brasileira para desafiar a tecnocracia e o fisiologismo do regime.” (p. 289).
Mesmo fracassando, a Frente Ampla uniu líderes políticos que eram inimigos figadais. Nos últimos tempos, muitos têm falado em replicar “Frentes Amplas”. Não passa de falatório. Nenhuma dessas supostas “Frentes Amplas” é realmente tão ampla e guarda qualquer semelhança com a verdadeira, especialmente quando os fatos recentes demonstram que muitos que supostamente se uniram pela democracia são submissos ao puxa-saquismo a autoritarismos e terrorismos.