fbpx

Governo – O Bozo universal

Print Friendly, PDF & Email

palhaco

Lucas Pagani*

O Brasil virou piada pronta no mundo todo. Os governantes fazem o que bem entendem, mesmo quando há uma forte “repressão” da população. Um fato que mostra esse descaso com a seriedade quanto à política dos nossos políticos é o Decreto 8243/2014, é “O Decreto”, em que a presidente Dilma abre a “sociedade” para um voto democrático social, ou seja, a população poderá votar sobre qualquer projeto de lei, que lindo, maravilhoso! O problema é: será mesmo benéfico?

Primeiramente, ela criará órgãos e burocracias para tal “democracia” funcionar, criando contas para o Estado. O único problema para tal é que na nossa Constituição deixa claro que o Poder Executivo não pode criar ou desfazer órgãos públicos (art. 84 VI). O público, o qual teria tempo para ir nestas reuniões abertas para a aprovação do projeto da lei, seria quem? Certamente não seria o trabalhador que fica o dia inteiro no serviço. Seriam os manifestantes, os que querem o bem para a sociedade. Seriam pessoas da estirpe dos Black Blocs, os militantes de partidos como PT, PSTU e PSOL. Mas o fato de quebrarem tudo e até matarem um jornalista não passa de uma consequência visando a melhoria na sociedade, certo?

Isso mostra o quanto o governo se importa com a sociedade, usando seus militantes para aprovarem mais rápido seus projetos inconstitucionais – vide o PL 7299/2014. O Estado protege e serve apenas aos próprios interesses, jamais aos da população. Um dos fatos através do qual podemos observar isto é que o executivo está legislando por sua vontade, algo que configura atos ditatoriais.

Então, será mesmo que dar o Monopólio Legal da espoliação e o uso legítimo da força para o Estado é o certo? Claro que não! Quando o Estado se vê na posição de impor à sociedade aquilo que é benéfico para com aqueles que estão no comando, eles não hesitarão nem por um segundo antes de fazer tal ato, soa familiar com nossos governantes?

O Estado é um mal desnecessário, já dizia Hans Herman Hoppe. Concordo, pois não vejo como governantes tendo o poder e fazendo o que bem entendem sempre, e servindo apenas seus interesses e espoliando, beneficiam seus cidadãos.

“O Estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los.” Sigmund Freud

*Lucas Pagani é Universitário de Economia da FURG 

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Um comentário em “Governo – O Bozo universal

  • Avatar
    04/06/2014 em 12:57 pm
    Permalink

    Vocês podiam relatar aqui os parlamentares que estão contra esse decreto. Seria uma ajuda muito grande. Vamos ver os parlamentares, exceto os do PT, claro que vão apoiar o decreto ditatorial com características totalitárias. O país está sendo governado por uma minoria.

Fechado para comentários.

Pular para o conteúdo