fbpx

Gato escaldado…

Print Friendly, PDF & Email

JOÃO LUIZ MAUAD *

O maior sucesso de vendas entre a criançada na Polônia é um jogo que pretende recriar o ambiente econômico daquele país nos tempos do comunismo.

O novo jogo, chamado Kolejka, fila em polonês, tem como objetivo chamar a tenção da geração pós-comunista para as dificuldades daquele período. “O objetivo é mostrar a realidade da Polónia naqueles tempos: o mercado negro, as longas filas e como uma pessoa na fila olhava para o outro como um adversário”, disse Karol Madaj, inventor do jogo.

O Kolejka, que teve o seu leiaute produzido a partir do famoso “Monopólio”, está sendo comercializado pelo Instituto de Memória Nacional, que também supervisiona a liberação de arquivos da polícia secreta da era comunista.  O objetivo é mostrar aos jovens um pouco de como era a vida sob o comunismo. “Alguns jovens poloneses não acreditam que havia filas naqueles dias”, afirma Madaj.

O objetivo do jogo é ser o primeiro a comprar 10 itens em uma lista de compras. O problema é que as prateleiras das lojas estão quase sempre vazias.  Os jogadores jogam um dado e colocam seus figurantes em uma fila de oferta de chá, presunto ou produtos eletrônicos, mas têm de esperar até que a entrega chegue. Enquanto isso, os jogadores rivais, com cartões de vantagem – significando contatos no governo ou uma mãe mãe de aluguel com uma criança emprestada no colo – podem furar a fila, o que pode significar que, na sua vez, o estoque já tenha acabado.

Trata-se, sem dúvida, de uma boa idéia, que já começa a ganhar o mundo.  Não seria má ideia trazê-lo para o Brasil, onde um bando de idiotas ainda sonha em implantar o comunismo.  Ou, melhor ainda, quem sabe alguém pudesse criar um jogo semelhante, a fim de mostrar às novas gerações de brasileiros o inferno que era viver sob a hiperinflação.  Afinal, preservar a memória é o primeiro passo para não repetir os mesmos erros do passado.

* ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo