fbpx

Fraude ou empurroterapia medicinal?

Print Friendly, PDF & Email

BERNARDO SANTORO*

Recebi hoje, pelo facebook, uma foto muito estranha, e não sei realmente atestar sua veracidade, mas dado que tem um carimbo médico nela, vale a pena postar aqui e discutir seu gravíssimo conteúdo.

Nome do paciente e motivo da solicitação excluídos por fins de sigilo médico

Vemos uma médica estrangeira cubana do “Mais Médicos” solicitando uma consulta com clínico médico para a paciente. Só que isso é um completo absurdo, pois a própria médica cubana precisa ser uma clínica geral, caso contrário ela simplesmente não é uma médica.

Quando uma pessoa termina seu ciclo básico de medicina, em seis anos, formando-se, ela se torna uma médica generalista, ou seja, uma clínica-geral. Isso é o mínimo exigido de uma pessoa que se declara médica tanto aqui quanto em Cuba, segundo consta.

Se essa médica está pedindo como procedimento que o paciente seja encaminhado para um “clínico”, só podemos entender tal ato de duas formas: (i) a médica cubana não é uma médica de verdade, abrindo a possibilidade de várias pessoas que chegaram pelo “Mais Médicos” não serem médicos de verdade e estar ocorrendo uma grande fraude governamental orquestrada pelos governos brasileiro e cubano, ou (ii) a médica cubana acabou de passar um atestado de incompetência para quem quiser ler, e embora não possamos imputar tal incompetência para outros médicos, nos deixaria ainda mais desconfiados da qualidade dos profissionais que aqui se encontram. É a criação da mais nova técnica internacional de medicina, a “empurroterapia”.

De qualquer forma, a se lamentar tal fato.

*DIRETOR DO INSTITUTO LIBERAL

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo