fbpx

Sobre o livro Fatos e falácias da economia

Print Friendly, PDF & Email

Com sua primeira publicação em 2008, Fatos e Falácias da Economia foi escrito por Thomas Sowell. O livro mostra um exame das falácias que nos cercam e demonstra como os dados econômicos e as crenças populares são construídos de forma tendenciosa pelo senso comum, reforçados pelos políticos e divulgados pela mídia. O autor desfaz crenças amplamente difundidas sobre problemas urbanos, desigualdade de renda entre homens e mulheres e questões relacionadas às diferenças entre raças e países em desenvolvimento.

Nascido em 1930 nos Estados Unidos, Sowell graduou-se e alcançou o doutorado em Economia tendo estudado nas universidades de Harvard, Columbia e Chicago. Crítico social, filósofo político e autor liberal conservador, ganhou notoriedade por opor-se a ações afirmativas até então entendidas como socialmente corretas no senso comum, como exemplo as cotas raciais.

No início de sua obra, o autor busca criar as raízes necessárias ao entendimento do que é falácia e em seus efeitos sobre políticas e a população. Destaca que, devido sua plausibilidade, tais raciocínios falsos rendem apoio político e podem mobilizar uma grande massa de indivíduos. Uma política pública alicerçada nestas ideias trará resultados ruins, e com isso impactará o padrão de vida de milhões de cidadãos. Sowell divide os demais capítulos do livro em seis diferentes abordagens conforme abaixo.

1. Fatos e Falácias Urbanas – neste capítulo o autor trata de transportes, habitação e atividades econômicas. O mito de que o surgimento de cidades tem criado os mais diversos problemas sociais é questionado ao trazer dados e raciocínios lógicos que comprovam que as cidades têm resolvido muitos dos problemas nos quais a sociedade já se encontrava. Muito do que se diz sobre “crescimento urbano” se baseia em ecos da visão do Duque de Wellington, e não em evidências empíricas.

2. Fatos e Falácias Masculino e Feminino – tema polêmico, a luta por direitos iguais entre homens e mulheres tem sido cada vez mais tema de novas leis e políticas sociais. O autor se debruça sobre o assunto, e traz uma recapitulação da história, da economia e de uma possível discriminação pelo empregador. Dados sinalizam que mensurar a discriminação neste caso é algo muito difícil, e mostram que o fator biológico da gravidez e maternidade influenciam diretamente no desenvolvimento da carreira do público feminino. Mulheres altamente qualificadas não têm medo de trabalho duro e de responsabilidade, mas é difícil sustentar semanas exaustivas e outras demandas familiares simultaneamente.

3. Fatos e Falácias Acadêmicos – ao analisar a cadeia de incentivos existentes nas universidades americanas, o autor critica o jogo de interesses e de política existente em uma instituição que deveria ter como foco entregar um excelente produto (educação) a custos cada vez mais baixos. Foram analisados tanto os docentes como os alunos, além do balanço financeiro das universidades. Fica destacado que grande parte das decisões tomadas pelas instituições de ensino soam inexplicáveis como medida que visa atender aos interesses dos estudantes ou do próprio empreendimento. Isso porque os custos das escolhas realizadas são pagos por outras pessoas.

4. Fatos e Falácias Relacionados à Renda – neste ponto Sowell aborda temas como a estagnação e a desigualdade de renda dos americanos. O autor observou que linhas lógicas facilmente explicáveis têm sido deturpadas por falácias vagas e inconsistentes. Ainda trata que boa parte dos mitos existentes procede como se um ente coletivo decidisse quanto deveria ser distribuído a indivíduos diferentes. Neste caso, é importante lembrar que riqueza é criada por cada um de nós em uma sociedade, e não distribuída.

5. Fatos e Falácias Raciais – neste capítulo o autor aborda o assunto ao analisar as diferenças de grupo, a história e o comportamento da economia em relação ao tema. Sowell ratifica que apesar de dados sobre diferenças étnicas estarem facilmente disponíveis, sua interpretação é controversa e um mesmo conjunto de dados pode produzir conclusões diferentes. Grupos étnicos podem ser diferentes um dos outros em características relevantes para a tomada de decisões econômica, e é função do empregador garantir a melhor escolha para seu negócio.

6. Fatos e Falácias do Terceiro Mundo – ao avaliar fatores geográficos, históricos e econômicos, o autor trata dos contrastes que envolvem países paupérrimos com os países norte-americanos e europeus. Não é difícil correlacionar o imperialismo espanhol nas américas do sul e central com o baixo desenvolvimento da região, mas, como sabemos, correlação não é causalidade. Seria essa colonização o motivo pelo qual os países ainda continuam subdesenvolvidos? Neste caso, a maior falácia é a suposição implícita de que exista algum motivo moralmente errado em nações diferentes terem rendas per capta diferentes.
A obra de Thomas Sowell aborda, de forma leve e direta, a fragilidade de raciocínios lógicos errados e seus efeitos na criação de um senso comum falacioso. Muitas falácias individuais constroem padrões de comportamento maiores. No entanto, o pensamento mais valioso trazido é: não deveríamos pressupor uma implícita igualdade quando não há qualquer razão para esperá-la.

* Leonard de Almeida é colaborador no Instituto Líderes do Amanhã.

Faça uma doação para o Instituto Liberal. Realize um PIX com o valor que desejar. Você poderá copiar a chave PIX ou escanear o QR Code abaixo:

Copie a chave PIX do IL:

28.014.876/0001-06

Escaneie o QR Code abaixo:

Instituto Liberal

Instituto Liberal

O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal.

Pular para o conteúdo